Se você não está conseguindo visualizar corretamente este e-mail, acesse aqui.

Participação da cadeia produtiva da construção no PIB brasileiro cai para 10,7%

Análise feita pelo Observatório da Construção, da Fiesp, mostra queda nos investimentos em obras e serviços nos três primeiros trimestres de 2015, levando à perda de participação da cadeia produtiva da construção no PIB brasileiro. O valor adicionado (ou PIB) da cadeia produtiva somou R$ 376 bilhões, queda real de 7,9% nos primeiros nove meses de 2015 em relação a igual período de 2014. O número de pessoas ocupadas caiu 4,4%, o equivalente ao fechamento de 575 mil postos de trabalho.
Leia mais no Observatório da Construção


Vídeo: Lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção

No dia 30 de novembro, a Fiesp sediou o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção, criada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para movimentar a cadeia produtiva do setor. O ato contou com a presença de dezenas de representantes da área da construção, do deputado estadual e coordenador da Frente, Itamar Borges, e de secretários estaduais de São Paulo. Veja aqui como foi o lançamento.


Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Imprensa repercute iniciativa em prol do setor

O lançamento da Frente Parlamentar da Indústria da Construção teve repercussão na grande imprensa e também na mídia especializada. Foram dezenas de reportagens em jornais, rádios e revistas. Leia mais no Observatório da Construção

Indicadores da construção têm recuo generalizado em outubro

Levantamento feito pelo Observatório da Construção, da Fiesp, mostra piora no nível de emprego na cadeia produtiva da construção brasileira, com queda de 5,5% no período de janeiro a outubro deste ano, frente ao mesmo intervalo em 2014. Houve queda também na produção (12,3%) e no comércio (6,4%) de materiais. O valor das operações contratadas com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) caiu 32% em termos reais no acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2014. Nos recursos destinados ao setor da construção pelo Sistema BNDES, o recuo foi de 33,9%.
Leia mais no Observatório da Construção

Boletim da Construção volta em janeiro

Esta edição do Boletim da Construção é a última de 2015. O próximo número está programado para dia 20 de janeiro.

Clique aqui para enviar sugestões para o Boletim da Construção.

OBSERVATORIODACONSTRUCAO.COM.BR

Expediente
Diretora Executiva de Marketing e Comunicação: Ana Claudia Fonseca Baruch
Gerência de Comunicação: Rose Matuck | Coordenação: Rodrigo Souza
Redação: Anne Fadul e Graciliano Toni | Projeto gráfico: André Lobato | Diagramação: Michel Avelar