Se você não está conseguindo visualizar corretamente este e-mail, acesse aqui.
Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Em reunião plenária, departamento fez balanço de 2015 e relatou dificuldades previstas para 2016. Planejamento para o ano inclui diversas ações para as áreas de gestão, tributação e cadeia produtiva, no âmbito do Programa Compete Brasil da Fiesp. Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, diretor titular do Deconcic, considera fundamental a volta de investimentos no setor produtivo diante do quadro recessivo do setor. Leia mais no Observatório da Construção


Foto: Rabyesang / Shutterstock.com

Governo de SP adia para 2018 nova pesquisa de substituição tributária para materiais de construção

A Secretaria da Fazenda paulista estendeu até 31 de julho de 2018 os atuais valores usados para o cálculo do ICMS pago pelos materiais de construção por meio do mecanismo de substituição tributária. A medida, defendida pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em ofício enviado ao governador, adia para 31 de outubro de 2017 a necessidade de contratação de pesquisa de levantamento de preços, que deve ser entregue até 30 de abril de 2018. Leia mais no Observatório da Construção.


Foto: Shutterstock.com

Produção e comércio de materiais e financiamento imobiliário têm forte queda

Análise feita pelo Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic) mostra piora em diversos indicadores no final de 2015. O volume de vendas de materiais de construção no Brasil até novembro de 2015 teve queda acumulada de 8% em relação ao mesmo período de 2014. Na produção de materiais de construção a retração acumulada no mesmo período foi de 12,3%.
Leia mais no Observatório da Construção

Fiesp analisa outorga onerosa no novo Plano Diretor de São Paulo

O Departamento Jurídico da Fiesp analisou o modelo adotado pelo novo Plano Diretor quanto ao pagamento da outorga onerosa em razão do potencial construtivo adicional. A conclusão é que o Município tem competência constitucional e legal para fixar um único coeficiente para toda a zona urbana ou coeficientes diferenciados em certas áreas específicas, bem como para fixar áreas nas quais venha a ser permitida alteração do uso do solo, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário (outorga onerosa do direito de construir). Leia mais no Observatório da Construção

Fiesp e SindusCon-SP promovem palestra sobre Rede de Contatos no Gerenciamento de Projetos

No dia 2 de fevereiro a Fiesp e o SindusCon-SP promovem em São Paulo palestra com o objetivo de mostrar como aprimorar redes de contatos para melhorar o resultado em seus projetos.
Leia mais no Observatório da Construção

Clique aqui para enviar sugestões para o Boletim da Construção.

OBSERVATORIODACONSTRUCAO.COM.BR

Expediente
Diretora Executiva de Marketing e Comunicação: Ana Claudia Fonseca Baruch
Gerência de Comunicação: Rose Matuck | Coordenação: Rodrigo Souza
Redação: Anne Fadul e Graciliano Toni | Projeto gráfico: André Lobato | Diagramação: Michel Avelar