Se você não está conseguindo visualizar corretamente este e-mail, acesse aqui.

Baixa produtividade da construção compromete remuneração do trabalho

Estudo feito pelo Deconcic mostra que a produtividade da mão de obra na construção civil brasileira não acompanhou o forte aumento da atividade do setor em anos recentes. Com isso, o Brasil se distanciou das nações mais desenvolvidas e também das economias emergentes, que alcançaram níveis maiores de produtividade. Houve também aumento expressivo do custo da mão de obra, embora o salário médio pago no país seja mais baixo que o dos países de maior produtividade.
Leia mais no Observatório da Construção.


Nível de atividade do setor de construção de São Paulo atinge valor mais baixo da série

Na passagem de janeiro para fevereiro, aumentou o ritmo de queda do nível de atividade do setor de construção no Estado de São Paulo. O indicador passou de 30,4 para 25,4 pontos, valor mais baixo da série, iniciada em 2011, distanciando-se ainda mais da linha de estabilidade (50,0 pontos). O levantamento é feito pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp.
Leia mais no Observatório da Construção.


Indicadores da cadeia produtiva da construção mostram baixa generalizada em 2015

A análise dos principais indicadores da cadeia produtiva da construção, feita pelo Deconcic, mostra retração na produção e no comércio de materiais, queda no emprego, redução de financiamentos imobiliários, depósitos na poupança e desembolsos do BNDES, na comparação entre 2014 e 2015. E o custo do metro quadrado subiu. Os números de janeiro também indicam baixa nos indicadores e alta no custo de construção. Leia mais no Observatório da Construção.


Foto:Aline Rodrigues

Secretário de Habitação do Estado de São Paulo apresenta ações do setor ao Deconcic

O secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, recebeu em reunião nesta segunda-feira (22/2), na sede da secretaria, representantes do Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic). Participaram Carlos Eduardo Auricchio, diretor titular do Deconcic, e os diretores adjuntos Manoel Carlosde Lima Rossitto, Carlos Roberto Petrini, Cristiano Goldstein e Mario William Esper.
Leia mais no Observatório da Construção


Foto: Felipe Tonet

Deconcic promove encontro com secretaria estadual de Planejamento e Gestão de São Paulo

O Deconcic participou, no dia 17 de fevereiro, de encontro com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo foi discutir soluções para melhorar o ambiente de negócios e manter os investimentos na cadeia produtiva. Participaram da reunião os diretores do Deconcic Manuel Rossitto, Newton Cavalieri e Roberto Petrini e o secretário estadual, Marcos Antonio Monteiro.
Leia mais no Observatório da Construção

Feicon Batimat aposta nos novos nichos em sua 22ª edição

Programada para 12 a 16 de abril, no  Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a Feicon Batimat de 2016, referência latino-americana em construção civil, aposta que este será o ano certo para investir em novos nichos.
Leia mais


Fiesp e Ciesp fazem com CNI e Sebrae missão à feira Bauma 2016

Missão, que acontece de 10 a 15 de abril, permitirá conhecer e prospectar in loco tendências de mercado e inovações, analisar o potencial de inserção de produtos no mercado europeu e adquirir tecnologia. A Bauma é a feira internacional de maior importância no ramo da construção.
Leia mais no Observatório da Construção

OBSERVATORIODACONSTRUCAO.COM.BR

Expediente
Diretora Executiva de Marketing e Comunicação: Ana Claudia Fonseca Baruch
Gerência de Comunicação: Rose Matuck | Coordenação: Rodrigo Souza
Redação: Anne Fadul e Graciliano Toni | Projeto gráfico: André Lobato | Diagramação: Michel Avelar