Informativo eletrônico - Edição 2086 Terça-Feira, 24 de janeiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Prévia da Confiança industrial volta a crescer em janeiro
Economia Internacional
  • Zona do Euro: PMI Composto segue em expansão
  • Zona do Euro: Prévia da Confiança do Consumidor tem ligeira em janeiro

Dados da Economia Brasileira



FGV: Prévia da Confiança industrial volta a crescer em janeiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (24/01) a prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de janeiro. Na série ajustada sazonalmente, o índice registrou uma alta de 3,7%, passando de 84,7 para 87,8 pontos.



O crescimento do ICI fica evidenciado pela alta em seus dois subíndices. Livre de efeitos sazonais, o Índice da Situação atual (ISA) subiu 3,5% e chegou ao patamar de 86,1 pontos, ante 83,2 pontos apresentado no mês anterior. O Índice de Expectativa (IE) apresentou resultado semelhante, com um avanço de 3,9% ao atingir 89,7 pontos em janeiro.



Por fim, o resultado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) indica expansão de 1,2%, após atingir o mínimo histórico em dezembro. O NUCI passou de 72,9% no mês passado para 73,8% neste mês.



Zona do Euro: PMI Composto segue em expansão

Na manhã de hoje (24/01), o Instituto Markit divulgou a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de janeiro. Segundo a publicação, o índice passou de 54,4 para 54,3 pontos, ainda indica forte expansão da atividade da região.



O PMI de Serviços alcançou 53,6 pontos em janeiro, ante 53,7 pontos no mês anterior. Quanto ao PMI Industrial da região, o índice passou de 55,1 para 54,9 pontos.

A alta na passagem mensal decorre da melhora nos novos pedidos e nas exportações, refletindo positivamente no mercado de trabalho, indicador de emprego está em seu melhor nível desde 2008. Com relação as duas maiores economias do bloco, a Alemanha mostrou leve desaceleração (de 55,2 para 54,7 pontos) e a França acelerou (de 53,1 para 53,8 pontos) em janeiro.

Segundo o economista-chefe responsável pela pesquisa, tal avanço do PMI Composto da Zona do Euro aponta para uma expansão trimestral de 0,4% do PIB no primeiro trimestre, com o melhor resultado do emprego em nove anos e no nível de expectativa das empresas - a despeito dos riscos políticos no curto prazo. Por outro lado, o euro fraco e a elevação dos preços das commodities pode começar a exercer maior pressão inflacionaria na região.


Zona do Euro: Prévia da Confiança do Consumidor tem ligeira em janeiro

A Comissão Europeia (EC) divulgou na tarde de ontem (23/01) o resultado prévio da Confiança do Consumidor (Consumer Confidence Indicator) da região referente ao mês de janeiro. Segundo a publicação, o índice referente a Zona do Euro teve ligeira aumento de 0,2 ponto na passagem de dezembro para janeiro atingindo -4,9 pontos. Na União Europeia como um todo, o índice cresceu 0,3, chegando a -4,3 pontos.


  

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499