Informativo eletrônico - Edição 2087 Quinta-Feira, 26 de janeiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança do Comércio apresenta sutil alta em janeiro
  • FGV: Confiança do Consumidor registra expressiva alta em janeiro
Economia Internacional
  • CPB: Comércio Mundial apresenta alta em novembro

Dados da Economia Brasileira



FGV: Confiança do Comércio apresenta sutil alta em janeiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje (26/01) o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de janeiro. Na série com ajuste sazonal, o Índice avançou ligeiramente neste mês, passando de 78,3 para 78,9 pontos, ainda bem abaixo da média histórica.


A expansão de 0,77% neste mês se deve ao Índice de Situação Atual (ISA-COM), que cresceu 1,78%, passando de 67,6 para 68,8 pontos. A maior contribuição para esse crescimento foi o componente de grau de satisfação com o volume de demanda atual, com um avanço de 7,23%. Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE-COM) ficou quase estável, com uma queda de apenas 0,11%, atingindo 89,9 pontos. Esta ligeira queda é atribuída ao recuo de 3,2 pontos do item de situação dos negócios nos seis meses seguintes.

O pequeno resultado mensal é um reflexo de estabilidade do indicador em relação ao trimestre anterior, cujo crescimento apresentado foi de 1,11%. No entanto, a sinalização do Banco Central por uma redução mais aguda da taxa Selic pode representar uma alta no segmento para os próximos meses, puxado por alguma eventual recuperação da confiança do consumidor.



FGV: Confiança do Consumidor registra expressiva alta em janeiro.

Ontem (25/01) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Na série ajustada sazonalmente, o índice apresentou um avanço de 8,5% no mês de janeiro, passando de 73,1 para 79,3 pontos. O resultado deste mês recupera em partes a perda acumulada dos dois últimos meses, voltando quase ao mesmo nível do mês de outubro.


Ambos componentes do indicador cresceram neste mês, com destaque para o índice de Expectativas, que avançou 10,4% em janeiro, alcançando 88,1 pontos ante 79,8 do mês passado. Por sua vez, o Índice de Situação Atual (ISA) registrou aumento de 4,4% (de 65,2 para 68,1 pontos).


Por fim, associa-se este avanço como consequência da queda da inflação em janeiro, bem como a redução da taxa básica de juros pelo Banco Central. Embora o mercado de trabalho continua com perspectivas pessimistas, o crescimento do ICC simboliza um alívio da desconfiança apresentada nos meses precedentes.

CPB: Comércio Mundial apresenta alta em novembro

O CPB Netherlands divulgou nessa última quarta-feira (25/10) os dados referentes ao Comércio Mundial do mês de novembro de 2016. Na série ajustada sazonalmente, o volume de comércio mundial registrou alta de 2,8% no décimo primeiro mês do ano, resultado este que vem após uma queda de 0,9% em outubro. No mesmo período de 2015 o comércio havia recuado 0,2%.

O volume das importações mundiais no mesmo período apresentou alta de 2,1%, ante uma queda de 1,1% no mês anterior. Já o volume de exportações registrou alta de 3,5%, resultado que fica bem acima do visto no mês de outubro (-0,7%). Quanto ao volume de produção industrial mundial, na passagem de outubro para novembro houve crescimento de 0,8%, contra 0,3% registrado no relatório anterior.

Dentre os países desenvolvidos, o bloco da Zona do Euro registrou alta de 1,5% em seu volume de comercio mundial, com crescimento de 1,3% no volume de importação e de 1,7% no volume de exportação, além do avanço de 1,5% no volume de produção. Os Estados Unidos, por sua vez, apresentaram crescimento de 0,4% no volume de comércio (sendo 1,5% em importação e -0,7% em exportações), ao passo que exibiu retração de 0,7% em sua produção industrial.

Já os países da América Latina, no mesmo período, registraram um avanço de 6,7%, 2,4%, 10,6% e 0,2% no volume de comercio mundial, importação, exportação e produção, em termos respectivos.

  

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499