Informativo eletrônico - Edição 2103 Sexta-Feira, 17 de fevereiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Empresário industrial paulista volta a ficar confiante
  • FGV: Indicadores antecedente e coincidente da economia crescem em janeiro
Economia Internacional
  • EUA: Inflação americana acelera em janeiro

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Empresário industrial paulista volta a ficar confiante

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (16/02) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referente ao mês de fevereiro. Segundo o relatório divulgado, o índice permaneceu em expansão e pelo segundo mês seguido registrou alta, visto que o índice na passagem de janeiro para fevereiro subiu de 50,1 para 53,1 pontos. A publicação ainda afirma que tal resultado se aproxima do registrado em setembro do ano passado, quando o índice ficou em 53,7 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014.

A FIESP/CNI divulgou na mesma data (16/02) o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). De acordo com a publicação, o índice variou de 48,4 para 52,9 pontos no mês de fevereiro - atingindo assim um patamar de expansão (acima de 50 pontos). Ao registrar alta, o ICEI-SP retorna a uma sequência de confiança que havia sido interrompida nos últimos meses de 2016.




FGV: Indicadores antecedente e coincidente da economia crescem em janeiro,

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o The Conference Board divulgaram ontem (16/02) o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) referente ao mês de janeiro. Na passagem de dezembro para janeiro o IACE apresentou alta de 2,8%, atingindo assim o patamar de 104,6 pontos em janeiro, ante 101,2 pontos em dezembro. Entre os oito componentes do indicador, sete contribuíram para a alta do indicador, com o Índice de Produção Industrial de Bens e Consumo Duráveis sendo o único destaque negativo.

Por sua vez, o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE, que mede as condições econômicas atuais), na passagem do último mês de 2016 para o primeiro deste ano, apresentou crescimento de 0,4%, passando de 97,8 para 98,4 pontos.

O relatório aponta que, a despeito da volatilidade recente dos indicadores que compõem os índices, é possível ver um desempenho positivo na ponta, sendo importante a reversão do indicador coincidente.


EUA: Inflação americana acelera em janeiro
Nesta quarta-feira (16/02) a BLS (Bureau of Labor Statistics) divulgou os dados do Consumer Price Index (CPI, a inflação ao consumidor nos Estados Unidos) de janeiro. Segundo a publicação, o índice subiu 0,6% na passagem mensal, com ajustes sazonais, acumulando alta de 2,5% nos últimos 12 meses. Estes resultados, mantendo as mesmas bases de comparação, representaram as maiores altas desde fevereiro de 2013 e desde março de 2012, respectivamente.

Essa alta inflação norte americana reflete o agudo crescimento do índice de preços de energia, que registrou um aumento de 4,0% em relação a dezembro de 2016. O preço da gasolina, ao atingir 7,8%, influenciou diretamente nessa escalada de preços verificada no mês. No acumulado em 12 meses, a variação já chega a 10,8%. Por outro lado, o índice de preços de alimentos permaneceu estável no mês, com apenas 0,1% de variação.

Excluindo esses componentes (energia e alimentos) que tem preços mais voláteis, se extrai o núcleo da inflação ao consumidor norte americano. Este teve um resultado menor para janeiro, com 0,3% de variação em comparação ao último mês do ano passado. No acumulado em 12 meses, chega-se a 2,3%. A evolução mensal teve como principal motor a subida dos preços de Vestuário, com 1,4%, e Novos Veículos, com 0,9%.

Assim, somando a inflação em ascensão, seja dos preços mais voláteis assim como do núcleo da inflação (ambos passaram a meta em dezembro de 2016), com os resultados positivos recentes (indústria e varejo), aumentam as apostas de novas elevação das taxas de juros americanas (os chamados hikes do fed funds target).



  




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499