Informativo eletrônico - Edição 2105 Terça-Feira, 21 de fevereiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional
  • OCDE: PIB dos países-membros desacelera em 2016
  • Zona do Euro: Prévia do PMI Composto sinaliza forte crescimento da atividade econômica
  • Zona do Euro: Prévia aponta queda da Confiança do Consumidor em fevereiro

Dados da Economia Brasileira



OCDE: PIB dos países-membros desacelera em 2016

Na tarde de ontem (20/02), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados trimestrais das contas nacionais de seus países-membro. No último trimestre de 2016 foi registrado desaceleração em relação ao período anterior, de 0,5% para 0,4%. No entanto, é possível observar uma estabilidade na taxa de crescimento na comparação interanual (trimestre contra mesmo trimestre do ano anterior), que se manteve em 1,7% pelo quarto período consecutivo. Com tal leitura, o PIB do grupo encerra 2016 com alta de 1,7%, frente aos 2,5% de 2015.

Desagregando os dados entre os países que fazem parte da Organização, entre o G7, o Reino Unido teve o melhor desempenho na passagem trimestral, com 0,6% de crescimento, a mesma registrada nos últimos três períodos. Alemanha e França, por outro lado, foram as únicas que apresentaram aceleração, indo de 0,1% e 0,2%, respectivamente, para 0,4% de crescimento. Japão, Itália e Estados Unidos desaceleraram no período de referência, com este último caindo de 0,9% para 0,5%. Os outros dois tiveram uma ligeira queda, de 0,3% para 0,2%. Sendo assim, para o G7 como um todo o PIB desacelerou de 0,6% para 0,4%.


Por fim, o desempenho da União Europeia como um todo ficou estável na passagem trimestral (mesma taxa de 0,5% do período anterior) e desacelerou na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (de 1,9% para 1,8%). A Grécia, que ainda vive seu longo período de recessão, não teve seus dados oficiais divulgados, entretanto a expectativa é que volte a ter taxas negativas de crescimento neste último trimestre, em -0,4%, após dois trimestres de ligeiro crescimento.

Zona do Euro: Prévia do PMI Composto sinaliza forte crescimento da atividade econômica

Na manhã de hoje (21/02), o Instituto Markit divulgou o resultado prévio do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de fevereiro. O relatório aponto forte aceleração do crescimento da atividade econômica no mês, com o índice variando de 54,4 pontos em janeiro para 56,0 pontos no mês atual. Com o resultado o PMI composto atinge seu maior nível dos últimos 70 meses.


Tal leitura reflete o crescimento tanto do setor Industrial quanto de Serviços, com ritmos de expansão não vistos desde o início do ano de 2011. Em se tratando especificamente do PMI da Industria, a prévia sinaliza elevação de 55,2 para 55,5 pontos em fevereiro. Já o resultado previsto para o PMI de Serviços é de 55,6 pontos, contra 53,7 que encerrou o primeiro mês do ano.


Na abertura por países, a Alemanha (maior economia do bloco) registrou 56,1 pontos e na França (segunda maior economia do bloco) a previa foi de 56,2 pontos. Em ambos os países as novas encomendam atingiram níveis não vistos desde maio de 2011, tendo como resultado, entre outros fatores, a expansão dos empregos.


Em síntese o cenário demonstrado no relatório é positivo, com o maior ritmo de crescimento econômico em quase 6 anos, reflexo do melhor índice de criação de empregos observado há nove anos e meio, além do crescimento de encomendas e otimismo dos negócios.

Zona do Euro: Prévia aponta queda da Confiança do Consumidor em fevereiro

A Comissão Europeia (EC) divulgou na tarde de ontem (21/02) o resultado prévio da Confiança do Consumidor (Consumer Confidence Indicator) da região. De acordo com a publicação prévia, o índice referente a Zona do Euro registrou queda de 1,4 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, atingindo o nível de -6,2 pontos. Na União Europeia como um todo, o índice caiu 0,9 ponto, chegando a -5,2 pontos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499