Informativo eletrônico - Edição 2124 Quinta-Feira, 23 de março de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Prévia da Confiança industrial registra alta em março
Economia Internacional
  • Reino Unido: Vendas no varejo crescem em janeiro
  • Alemanha: Confiança do Consumidor em queda
  • China: Indicador de Antecedente e Coincidente crescem em fevereiro

Dados da Economia Brasileira



FGV: Prévia da Confiança industrial registra alta em março

Na manhã de hoje (23/03), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou a prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de março. Na série ajustada sazonalmente, o índice registrou alta de 3,3%, passando de 87,8 para 90,7 pontos.


Com relação aos dois subíndices, Índice da Situação atual (ISA) subiu 2,9% e chegou ao patamar de 88,9 pontos, ante 86,4 pontos apresentado no mês anterior. Quanto ao Índice de Expectativa (IE), o crescimento foi de 3,8%, com o índice passando de 89,3 pontos para 92,7 em março.


Finalizando, quanto o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), o resultado preliminar indica ligeira alta de 0,2p.p., atingindo o patamar de 74,5 %, ante 74,3 % no mês anterior.




Reino Unido: Vendas no varejo crescem em janeiro

A Office for National Statistics (ONS) divulgou hoje pela manhã (23/03) o volume das vendas no varejo no Reino Unido, referente ao mês de fevereiro. De acordo com a publicação, o volume de vendas no varejo cresceu 1,4% em relação a janeiro, na série sazonalmente ajustada. No mês anterior, houve decréscimo de 0,9% na mesma base comparativa. No entanto, a relação entre a média dos três últimos meses com a média dos meses imediatamente anteriores apresenta um decréscimo de 1,4%.

Na comparação interanual, por outro lado, foi visto considerável aumento no volume vendido, com variação de 3,7%. No mês passado, esta mesma comparação ficava em 1,0%. Na abertura por tipos de varejo, destaque para food stores (supermercados e lojas especializadas em comida), que representou 40% do total gasto, e para non-food stores (lojas de vestuário, calçados, bens domésticos e outros tipos de loja), com 42% do total. Destaque negativo para non-specialised stores (lojas de departamento), que além de representar apenas 9% no total do valor gasto, ainda teve o volume retraído em 1,9% na comparação anual.



Por fim, a publicação também traz a média de preços de todo varejo. Na comparação com fevereiro de 2016, o aumento de preços verificado ficou em 2,8% para todas lojas, com o setor de combustíveis (postos de gasolina, basicamente) crescendo expressivamente em 18,7%. Como já reportado no Macro Visão Ed. 2122, esta alta nos preços do varejo é reflexo da tendência de aceleração da inflação britânica.

Alemanha: Confiança do Consumidor em queda

Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (23/03) pela GfK (Associação Alemã de Pesquisas ao Consumidor) o Índice de Confiança do Consumidor alemão referente ao terceiro mês do ano. Segundo a publicação, o índice recuou de 10,2 para 10,0 pontos em março. Além da queda atual, a associação também projeta nova queda em abril, com o indicador recuando para 9,8 pontos.



A despeito da queda, o indicador de expectativas econômicas cresceu no mês, podendo compensar parte das perdas registradas. O indicador apresentou variação de 8,4 pontos, passando de 9,7 para 18,1 pontos.

Com relação as expectativas de renda, houve queda de 4,7 pontos em março, com o indicador ficando no patamar de 43,4 pontos. Já a propensão para consumir apresentou ligeiro avanço de 3,9 pontos, atingindo 55,5 pontos.

Por fim, a inflação da Alemanha no mês de fevereiro apresentou alta de 2,2%. No entanto, na atual conjuntura, com a tendência de ajuste baixista do preço do petróleo bruto na primeira metade de março, há suspeitas de que a inflação possa cair abaixo de 2,0% nos próximos meses.

China: Indicador de Antecedente e Coincidente crescem em fevereiro

Ontem (21/03) a The Conference Board divulgou o Indicador Antecedente (Leading Economic Index - LEI) e o Indicador Coincidente (Coincident Economic Index - CEI) da China referente ao mês de fevereiro. De acordo com a publicação, o LEI do país apresentou alta na comparação com o mês anterior, tendo o crescimento do índice acelerado de 0,9% em janeiro para 1,2% em fevereiro.

Com relação ao Índice Coincidente Econômico (CEI), que mede a atividade econômica atual, houve uma variação relativamente acentuada na passagem de um mês para o outro, o índice variou de uma queda de 0,3% em janeiro para uma alta de 1,3% no segundo mês do ano.

  

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499