Informativo eletrônico - Edição 2128 Quarta-Feira, 29 de março de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança da indústria volta a níveis pré recessão
  • PMS: Setor de serviços registra queda no primeiro mês do ano
Economia Internacional
  • EUA: Prévia do PMI Composto indica desaceleração da expansão em março
  • EUA: Confiança do consumidor cresce consideravelmente em março 

Dados da Economia Brasileira



FGV: Confiança da indústria volta a níveis pré recessão

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje (29/03) o seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de março. De acordo com a publicação, confirmou-se o resultado previsto de 90,7 pontos na publicação de 23 de março, indicando um crescimento de 3,3% em relação ao mês passado. Este é o maior patamar do índice desde maio de 2014, decorrência das altas em 17 dos 19 segmentos industriais analisados.



Na abertura dos dois subíndices que compõem o ICI, o Índice de Expectativas (IE) cresceu 4,3% no mês, com a pontuação passando de 89,3 para 93,1 pontos. Esta alta tem relação com o aumento da proporção de empresas que pretendem expandir sua produção nos próximos meses, atrelado à estabilidade daquelas que pretendem reduzir a produção.

Para o Índice da Situação Atual (ISA), o aumento na passagem mensal foi de 2,4%, com 88,5 pontos ante 86,4 do mês anterior. A principal contribuição é devido à maior proporção de empresas que avaliaram como insuficiente o seu nível de estoque, enquanto que a avaliação de estoques excessivos se manteve estável.



Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 74,4% em março. Este mês o NUCI teve um leve crescimento de 0,1 p.p., após apresentar declínio de 0,3 p.p. no mês anterior.



PMS: Setor de serviços registra queda no primeiro mês do ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de hoje (29/03) a sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) com os resultados referente a janeiro deste ano. A publicação mostra que houve uma variação de -2,2% no volume de serviços em janeiro frente ao mês anterior, já considerando os ajustes sazonais. Em dezembro a variação mensal havia sido de 0,7%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado foi de -7,3%, enquanto que no acumulado em 12 meses ficou em -5,2%.



Na abertura por atividades, os Serviços Prestados às Famílias apresentaram variação de -3,6% na comparação com dezembro e de -5,2% no acumulado em doze meses. Serviços de informação e Comunicação cresceu 5,5% na comparação com o mês anterior e -3,1% em doze meses. Já os Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares tiveram queda de 14,5% no mês e caiu 5,9% em doze meses. A atividade de Transportes, Serviços Auxiliares dos Transportes e Correio apresentaram queda de 0,7% em janeiro frente a dezembro e de 7,6% no acumulado em 12 meses. Quanto aos Outros Serviços, a queda observada foi de 3,0% na passagem de dezembro para janeiro e de 2,5% em doze mês.


Na abertura por regiões, já levando em consideração os ajustes sazonais, o mês de janeiro registrou mais variações positivas que em dezembro de 2016, com destaque para os resultados apresentados em Mato Grosso (31,1%), Alagoas (13,8%) e Piauí (12,6%). Em contrapartida, os destaques negativos ficaram por conta das variações exibidas em Roraima e Amapá (-13,1% em ambos), Sergipe (-12,8%) e Maranhão (-8,1%). Por sua vez, o estado de São Paulo também registro resultado negativo no primeiro mês do ano, apresentando uma variação de -5,2% na frente ao mês anterior.
 

EUA: Prévia do PMI Composto indica desaceleração da expansão em março

Ontem (28/3), o instituto Markit divulgou a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos referente ao mês de março. O relatório aponta que em março o índice se manteve acima dos 50,0 pontos pelo décimo terceiro mês seguido. No entanto, o PMI Composto teve ligeira queda na comparação com o resultado de fevereiro passando de 54,1 para 53,2 pontos, reflexo de uma expansão mais lenta na produção do setor privado.

Analisando separadamente os dois Índices que compõem o PMI Composto, o PMI de Serviços apresenta uma ligeira queda de 53,8 para 52,9 pontos na prévia de março. Em relação ao PMI da Indústria, a prévia aponta uma ligeira queda em relação ao mês de fevereiro, passando de 54,2 para 53,4 pontos. Vale ressaltar que com esse resultado o índice em questão registra sete anos e meio de crescimento sustentado no setor manufatureiro.



Finalizando, a produção industrial no mês também projeta um crescimento mais fraco em relação ao mês anterior, com o índice caiu de 55,6 para 54,4 pontos. O relatório de março também apresenta uma desaceleração na contratação de pessoal por empresas do setor privado.

EUA: Confiança do consumidor cresce consideravelmente em março

Pela manhã de ontem (28/03), The Conference Board (C. Board) divulgou seu Índice de Confiança ao Consumidor, referente ao mês de março. Após apresentar um patamar elevado em fevereiro, o índice ampliou para 125,6 em março, o maior nível desde dezembro de 2000. O crescimento com base na comparação mensal foi de 8,2%, uma aceleração em relação ao mês anterior, cujo crescimento fora de 4,0%.

Na abertura entre os componentes do índice, a Situação Atual teve um desempenho expressivo ao crescer 6,5% ante fevereiro. Com o índice alcançando 143,1, a principal contribuição para a alta vem da avaliação dos consumidores de que os negócios, o mercado de trabalho e a renda das famílias vêm melhorando, sugerindo um crescimento da atividade econômica americana nos próximos meses.

No mesmo sentido, as Expectativas cresceram 9,5% no mês de março, passando de 103,9 para 113,8. Este subíndice também tem melhorado na medida em que a proporção dos consumidores que avaliam como boa as condições de negócio para os próximos seis meses cresceu, enquanto que diminuiu a proporção dos que avaliam como ruim. Esta tendência de crescimento nas boas avaliações e declínio nas más também ocorre para o mercado de trabalho e renda familiar no curto prazo.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499