Informativo eletrônico - Edição 2139 Quinta-Feira, 13 de abril de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMS: Setor de serviços registra quarta alta seguida
Economia Internacional
  • Alemanha: Inflação acelera em março

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



PMS: Setor de serviços registra quarta alta seguida 

Hoje pela manhã (13/04) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de fevereiro. De acordo com a publicação, o volume de serviços prestados, ajustado sazonalmente, cresceu 0,7% em relação a janeiro. Vale ressaltar que esta é quarta alta seguida do indicador, sendo que o resultado de janeiro foi revisado de uma queda de 2,2% para uma alta de 0,2%, após alterações de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PSA) de 2014, da qual se atrelou novos pesos para cada componente (tal alteração mudou substancialmente a tendência recente do setor). Em doze meses o volume de serviços recuou 5,0%.



Entre as 5 atividades componentes do setor, duas apresentaram queda na passagem mensal, sendo elas Serviços de informação e comunicação (em -1,5% ante significativo crescimento de 6,9% em janeiro), e Outros serviços (em -0,5% ante -3,1% no mês anterior). Já as três que avançaram em fevereiro, Serviços prestados a família passou de uma variação de -0,1% para 0,6%, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio de -0,5% para 0,5% e Serviços profissionais, administrativos e complementares de -5,8% para 0,2%.

Por fim, na abertura entre as regiões, destaque para Rondônia e Mato Grosso, que apresentaram expressivo crescimento de 9,1% e 8,5%, respectivamente. Por outro lado, Ceará, em -9,8%, Espírito Santo, em -5,3%, e Pernambuco, em -5,2%, foram os destaques negativos. Para a região de São Paulo, o crescimento mensal foi de 0,8%, ante queda de 0,2% em janeiro, levando o acumulado em doze meses do setor de serviços paulista a mostrar queda de 3,1%.

Alemanha: Inflação acelera em março

Foi divulgado nesta manhã (13/04) pelo Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) o resultado final do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país referente ao mês de março. No mês em questão a inflação registrou alta de 0,2% em relação a fevereiro. Já no acumulado em doze meses a inflação desacelerou para 1,6%, ante 2,2% registrado em fevereiro.



Por sua vez, os preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas mostraram deflação de 1,4% em março, com o preço da comida registrando queda de 1,6% e o da carne permanecendo estável (0,0%). O relatório ainda aponta que na passagem de fevereiro para março o preço das bebidas alcoólicas e tabaco variaram -0,2%, o vestuário e calçado 8,0%, transporte -0,4% e saúde 0,3%.

A taxa registrada no mês em questão teve entre suas características principais o desenvolvimento dos preços da energia, como já vem ocorrendo nos meses precedentes. Na passagem de fevereiro para março a energia apresentou uma deflação de 0,9%, mas ainda acumula alta de 5,1% em doze meses. Quando excluído os preços de energia, o CPI da Alemanha ainda mostra alta de 1,6% nos últimos doze meses
  





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499