
PMS: Setor de serviços registra quarta alta seguida
Hoje pela manhã (13/04) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de fevereiro. De acordo com a publicação, o volume de serviços prestados, ajustado sazonalmente, cresceu 0,7% em relação a janeiro. Vale ressaltar que esta é quarta alta seguida do indicador, sendo que o resultado de janeiro foi revisado de uma queda de 2,2% para uma alta de 0,2%, após alterações de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PSA) de 2014, da qual se atrelou novos pesos para cada componente (tal alteração mudou substancialmente a tendência recente do setor). Em doze meses o volume de serviços recuou 5,0%.

Entre as 5 atividades componentes do setor, duas apresentaram queda na passagem mensal, sendo elas Serviços de informação e comunicação (em -1,5% ante significativo crescimento de 6,9% em janeiro), e Outros serviços (em -0,5% ante -3,1% no mês anterior). Já as três que avançaram em fevereiro, Serviços prestados a família passou de uma variação de -0,1% para 0,6%, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio de -0,5% para 0,5% e Serviços profissionais, administrativos e complementares de -5,8% para 0,2%.
Por fim, na abertura entre as regiões, destaque para Rondônia e Mato Grosso, que apresentaram expressivo crescimento de 9,1% e 8,5%, respectivamente. Por outro lado, Ceará, em -9,8%, Espírito Santo, em -5,3%, e Pernambuco, em -5,2%, foram os destaques negativos. Para a região de São Paulo, o crescimento mensal foi de 0,8%, ante queda de 0,2% em janeiro, levando o acumulado em doze meses do setor de serviços paulista a mostrar queda de 3,1%.

.gif)
|