Informativo eletrônico - Edição 2146 Quarta-Feira, 26 de abril de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança do consumidor cai após três altas seguidas
  • FGV: Confiança da construção avança impulsionado pela situação atual

Dados da Economia Brasileira



FGV: Confiança do consumidor cai após três altas seguidas

Na manhã desta quarta-feira (26/04) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) referente ao mês de abril. Segundo a publicação divulgada, o indicador registrou queda de 3,6% em relação a março, atingindo o patamar de 82,2 pontos, ante 85,4 do mês anterior.


Em relação aos dois componentes do indicador, ambos apresentaram retração em abril. O Índice da Situação Atual (ISA) registrou queda de 1,0% em relação a março, atingindo 70,8 pontos. No mês de anterior o índice alcançou 71,5 pontos. Quanto ao Índice de Expectativa, a queda observada foi de 4,8%, o índice passou de 95,7 pontos para 91,1 pontos em março.


O relatório ainda destaca que após três meses consecutivos de resultados positivos, as avaliações dos consumidores quanto ao estado atual da economia e das finanças familiares registraram piora. O indicador que mede a satisfação com a situação econômica atual caiu e chegou a 76,9 pontos, enquanto o indicador de percepção com a situação financeira da família estabilizou-se em 65,4 pontos após uma discreta alta em março.



FGV: Confiança da construção avança impulsionado pela situação atual

Hoje pela manhã (26/04), a Fundação Getúlio Vargas divulgou seu Índice de Confiança da Construção (ICST) referente ao mês de abril. O índice alcançou os 76,5 pontos, registrando um crescimento de 1,9% frente ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O índice atingiu o maior patamar desde abril de 2015, quando o resultado registrado foi de 77,2 pontos.



Na abertura entre os componentes do indicador, o que foi verificado na publicação foi uma inversão do quadro observado nas últimas sondagens. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) teve seu maior crescimento para a série histórica, em 4,6%, interrompendo uma sequência de cinco quedas nos últimos seis meses. Contudo, ao passar de 62,8 para 65,7 pontos, o nível da situação atual continua em estado crítico, ainda sinalizando contração. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) voltou a registrar ligeira queda (-0,2%) após três meses de avanço. O IE-CST atingiu 87,6 pontos em abril ante 87,8 do mês passado.



A FGV divulgou também o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) referente a abril, que registrou queda de 0,08% frente ao índice de março, quando a variação de preços fora de 0,36%. Entre os dois componentes do índice, destaque para Materiais, Equipamentos e Serviços, que teve queda de 0,18% na passagem mensal ante inflação de 0,26% no mês passado. Já o outro componente, o custo da Mão de Obra teve seu nível de preços estabilizado em abril, sem registrar variação. Em março, a inflação tinha sido de 0,45%.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499