Informativo eletrônico - Edição 2147 Quinta-Feira, 27 de abril de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: IGP-M apresenta forte recuo em abril
  • FGV: Confiança do Comércio registra quinta alta seguida
Economia Internacional
  • Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico aumenta em abril
  • Alemanha: Leve queda da confiança em abril

Dados da Economia Brasileira



FGV: IGP-M apresenta forte recuo em abril

Hoje (27/04), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou seu Índice Geral de Preços (IGP-M) referente ao mês de abril. No mês, o índice apresentou deflação de 1,10% após uma variação de 0,01% em março, acumulando em 2017 uma deflação de 0,36%. Já no acumulado em 12 meses, o índice desacelerou de 4,86% para 3,37%.



O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou seu terceiro mês seguido de deflação (-1,77%), reflexo da queda dos preços dos Produtos Agrícolas (-4,30%, o décimo mês consecutivo de recuo). O preço dos Produtos Industriais também registrou taxa negativa, recuando 0,85% em relação ao mês anterior.

Na abertura por estágios de processamento, o grupo de Matérias-Primas (-5,22%) registrou forte queda no nível de preços. Bens intermediários também registrou aceleração na queda de preços, ao passar de -0,39% no mês passado para -0,77% em abril. Por fim, Bens Finais tiveram uma aceleração na inflação ao registrar 0,36% ante -0,08% de março.



Para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o resultado verificado em abril foi de uma leve desaceleração em relação ao mês anterior. Ao passar de 0,38% para 0,33%, quatro dos oito grupos componentes do indicador desaceleraram no período: Habitação (de 0,84% para 0,02%); Transportes (0,15% para -0,25%); Vestuário (0,22% para 0,65%); Despesas Diversas (0,76% para 0,37%).

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também apresentou deflação, ao desacelerar de 0,36% em março para -0,08% em abril. Enquanto que Materiais, Equipamentos e Serviços declinou em 0,18%, o grupo de Mão de Obra teve seu nível de preços estabilizado. No mês passado, as variações verificadas para ambos grupos ficaram em 0,26% e 0,45%, respectivamente.

FGV: Confiança do Comércio registra quinta alta seguida

Na manhã desta quinta-feira (27/04) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de abril. De acordo com a publicação, na série com ajuste sazonal, o Índice registrou alta de 4,1% na comparação com março, passando de 85,6 para 89,1 pontos. Com o novo avanço, o ICOM completa a quinta alta seguida, lembrando que este já havia crescido fortemente em fevereiro (+4,6%) e março (+3,8%).


O resultado apresentado no ICOM deste mês está vinculado principalmente com a melhora do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que registrou alta de 8,9%, passando de 76,1 para 82,9 pontos. Por sua vez, o Índice de Expectativas (IE-COM) apresentou alta de 0,2% e atingiu um patamar de 95,8 pontos.



Por fim, o boletim chama atenção para a vigorosa melhora na avaliação da situação atual, mas pondera que apesar das boas novas, ainda há elevada incerteza, dado que o confiança do consumidor recuou no mês.

 

Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico aumenta em abril

A Comissão Europeia (EC) divulgou na manhã desta quinta-feira (27/04) o Índice de Sentimento Econômico (Economic Sentiment Indicator - ESI) da região referente ao mês de abril. O relatório aponta que o ESI da Zona do Euro registrou alta de 1,6 ponto passando para o patamar de 109,6 pontos no quarto mês do ano. Na União Europeia, por sua vez, a variação foi de 1,4 ponto atingindo 110,6 pontos. Os resultados são os mais altos desde agosto e setembro de 2007, respectivamente, na Zona do Euro e na União Europeia.



Dentre os itens que compõem o índice, a Confiança da Indústria cresceu 1,3 ponto, refletindo a avaliação mais positivados dos gestores quanto ao nível atual de encomendas globais. A Confiança dos Serviços teve alta de 1,4 ponto, a mesma variação foi vista na Confiança dos Consumidores, que cresceu em função de expectativas significativamente melhores relacionadas ao emprego, a situação econômica geral e a situação financeira das famílias. A Confiança no Comércio (+1,4 ponto), assim como os setores anteriores, apresentou aumento.

Por fim, o Indicador de Clima de Negócios (Business Climate Indicator - BCI) da Zona do Euro, também divulgado nesta manhã pela Comissão Europeia, cresceu de 0,26 para 1,09 ponto. A publicação afirma que houve melhora considerável na produção passada e em menor medida nas encomendas de exportação. Já as expectativas quanto a produção não se alterou.



Alemanha: Leve queda da confiança em abril

Na manhã desta quinta-feira (27/04), a GfK (Associação Alemã de Pesquisas ao Consumidor) divulgou seu Índice de Confiança do Consumidor alemão referente a abril e com projeções para maio. De acordo com a publicação, o resultado para o mês de referência foi confirmado em 9,8 pontos ante 10,0 de março, o que consolida a sequência de dois meses de resultados declinantes. No entanto, as projeções para maio são de volta de um crescimento do indicador por conta da elevação nas perspectivas da economia em abril.


As expectativas de melhora da renda, que já estavam em patamares altos, também cresceram, atingindo 57,5 pontos. No mesmo sentido, a propensão a consumir também cresceu para 60,2 pontos, alcançando o maior nível em dois anos. Ambos componentes sofreram influência direta da desaceleração inflacionária verificada na economia alemã, que em fevereiro estava em 2,2% ao ano e em março caiu para 1,6%. A estabilidade do mercado de trabalho também contribui para a melhora da confiança em maio.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499