Zona do Euro: PMI Composto tem melhor início de segundo trimestre em seis anos
Na manhã de hoje (04/05) o Instituto Markit divulgou o resultado final do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de abril. O relatório aponta que no quarto mês deste ano o PMI composto da região teve ligeira alta na comparação com março, variando de 56,4 para 56,8 pontos. Esta expansão econômica apresentada é o maior em seis anos para um início de segundo trimestre, lembrando que a atividade completa o 46º mês de expansão.

No que diz respeito especificamente ao PMI de Serviços, houve uma recuperação na atividade das empresas do setor em um ritmo acelerado no início do segundo trimestre com o indicador registrando 56,4 pontos, ante 56,0 pontos no mês anterior. O nível atingido no mês é o mais elevado desde abril de 2011. Já o PMI industrial, divulgado na última terça-feira, também registrou crescimento ao variar de 56,2 para 56,7 pontos.

Por fim, na abertura por países, com relação ao Big-four (maiores economias do bloco), a Alemanha registrou 56,7 pontos, na França o resultado registrado foi de 56,6 pontos. Já a Itália registrou 56,8 pontos e a Espanha 57,3 pontos.
China: Atividade econômica desacelera em abril
Ontem (03/05), o Instituto Markit em conjunto com o grupo Caixin divulgou os resultados para o Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da China, referente ao mês de abril. Segundo a publicação, o índice composto seguiu a tendência do índice industrial e diminuiu sua pontuação de 52,1 para 51,2 pontos neste mês de referência. Este é menor patamar verificado nos últimos 10 meses.

Na abertura entre os setores, tanto o PMI da indústria como o de serviços apresentou queda em abril. O primeiro, como já reportado no Macro Visão Ed. 2149, caiu de 51,2 para 50,3 pontos. Já o segundo teve uma desaceleração menos acentuada, de 52,2 para 51,5 pontos.
A produção de ambos os setores enfraqueceu seu ritmo de expansão, assim como os níveis de empregabilidade. A inflação, por outro lado, começa a dar sinais de melhora frente aos últimos meses, com o nível de preços dos insumos atingindo as menores taxas para os últimos seis meses.
EUA: PMI composto tem ligeira melhora em abril
O instituto Markit divulgou na manhã desta última quarta-feira (03/05) o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos referente ao mês de abril. De acordo com o relatório, o índice composto do quarto mês do ano aumentou de 53,0 para 53,2 pontos, já levando em consideração os ajustes sazonais. Vale destacar que, embora o índice tenha registrado uma ligeira melhora e aponte um sólido aumento da produção do setor privado, a taxa de crescimento se manteve abaixo da média dos últimos seis meses.
Com relação ao PMI de Serviços especificamente, o índice do mês de abril avançou de 52,8 para 53,1 pontos. O crescimento da atividade comercial se sustentou no quarto mês do ano, no entanto, em um ritmo relativamente modesto.
Por fim, o PMI industrial, divulgado na última segunda-feira (01/05), apresentou uma ligeira queda comparado ao mês anterior, passando de 53,3 para 52,8 pontos, reflexo principalmente de contribuições mais fracas da produção e do crescimento de novos negócios, que compensaram a ligeira recuperação na criação de emprego.
.gif)