Informativo eletrônico - Edição 2162 Sexta-Feira, 19 de maio de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FUNCEX: Termos de troca recuam 3,2% em abril
Economia Internacional
  • EUA: Indicador antecedente mantém crescimento em abril
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



FUNCEX: Termos de troca recuam 3,2% em abril

Ontem (18/05) a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) divulgou seu Índice de Termos de Troca referente ao mês de abril. De acordo com a publicação, na série ajustada sazonalmente, o índice apresentou um recuo de 3,2%, ante ligeiro crescimento de 0,2% em março. Por outro lado, na comparação interanual, importante ressaltar que os termos de troca apresentaram seu décimo segundo mês consecutivo de crescimento, em 14,9%.



Esta queda dos termos na passagem mensal foi atribuída à retração dos preços dos exportados, em 1,4%, ao passo que os preços dos importados mostraram avanço de 1,9%. Avaliando as quantidades comercializadas, o quantum teve sentido oposto ao observado nos preços, sendo que a quantidade exportada cresceu em 7,5% e a importada recuou em 4,7%.

Na abertura entre as classes de produto, a queda dos preços dos exportados foi observada em todas as três classes, sendo maior em produtos básicos (-2,3%), seguido de manufaturados (-1,4%) e, por último, semi-manufaturados (-0,5%). Já o aumento dos preços das importações teve grande contribuição das categorias bens de consumo não duráveis, duráveis e bens intermediários, que cresceram em 6,0%, 3,3% e 2,7%, respectivamente. Bens de capital tiveram queda nos seus preços de 5,8%.

EUA: Indicador antecedente mantém crescimento em abril

Nessa última quinta-feira (18/05), a The Conference Board divulgou os resultados do Indicador Antecedente (Leading Economic Index - LEI) dos Estados Unidos referente ao mês de abril. Na passagem do terceiro para o quarto mês, o índice apresentou ligeira alta de 0,3% e atingiu o patamar de 126,9 pontos. Em março o indicador já havia registrado alta de 0,3%.



Com relação ao Índice de Coincidente Econômico (Coincidente Economic Index - CEI), foi registrado alta de 0,3% em abril, chegando a 115,2 pontos. Esse resultado também vem em sequência de um crescimento de 0,3% em março e de 0,1% em fevereiro.

No que tange ao Índice Lagging da Economia (LAG), o índice do mês de abril registrou uma expansão de 0,3%, atingindo 124,1 pontos, ante um crescimento de 0,1% em março e outro de 0,2% em fevereiro.



Por fim, o relatório ainda afirma que a recente tendência do LEI, que é liderada pela perspectiva positiva dos consumidores e mercados financeiros, continua apontando para um robusto crescimento econômico.

  





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499