Informativo eletrônico - Edição 2166 Quinta-Feira, 25 de maio de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Volume de produção industrial tem forte queda em abril
  • FGV: Confiança do Comércio recua em maio
Economia Internacional
  • CPB: Comércio mundial cresce no primeiro trimestre
  • Reino Unido: PIB britânico cresce 0,2% no primeiro trimestre

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Volume de produção industrial tem forte queda em abril

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (24/05) o resultado da Sondagem Industrial Nacional referente ao mês de abril. O índice relativo a produção voltou a registrar contração (abaixo da linha dos 50,0 pontos), após ter apresentado bom resultado em março, passando de 54,8 pontos para 41,6 pontos. O relatório ainda afirma que a queda na produção na passagem de março para abril é comum (sazonal), no entanto, neste ano foi mais intensa que o habitual, influenciada também pelos sucessivos feriados no quarto mês do ano.

A FIESP/CNI também divulgou ontem (24/05) a Sondagem Industrial do Estado de São Paulo. A produção industrial paulista atingiu 42,7 pontos no mês de abril, resultado que ficou muito abaixo do registrado em março (56,7 pontos). Com relação a evolução do número de empregados, o índice apresentou ligeira queda em seu ritmo de cortes ao variar de 47,2 para 47,5 pontos (lembrando a linha de expansão começa a partir dos 50,0 pontos).


No que diz respeito as expectativas para os próximos seis meses, três dos cinco quesitos registraram expansão. A expectativa quanto a Demanda teve ligeira queda, de 54,8 para 54,7 pontos (em patamar de expansão), enquanto as compras de Matérias-Primas caíram de 52,8 para 52,6 pontos. O número de empregados variou de 49,3 para 49,2 pontos. Por sua vez, a Quantidade Exportada passou de 51,1 pontos em março para 52,3 pontos em abril. Por fim os Investimentos registraram queda ao variar de 46,5 para 45,5 pontos.





FGV: Confiança do Comércio recua em maio

Na manhã desta quinta-feira (25/05) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de maio. De acordo com a publicação, já livre de influências sazonais, o índice registrou queda de 0,6% na comparação com abril, passando de 89,1 para 88,6 pontos. Esse resultado negativo põe fim a uma sequência de cinco resultados positivos, um período que proporcionou uma alta ao ICOM de 11,1 pontos.


O boletim afirma que dos 13 segmentos que fazem parte da pesquisa do ICOM deste mês, seis registraram queda. O Índice de Expectativas (IE-COM) mostrou queda de 1,0%, variando de 95,8 para 94,8 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) ficou estável (0,0%) no patamar de 82,9 pontos.

 

CPB: Comércio mundial cresce no primeiro trimestre

Na última segunda-feira (22/05) o Departamento para Análise de Política Econômica Holandês (CPB) divulgou seu levantamento do Comércio Mundial referente ao mês de março e, assim, o fechamento do primeiro trimestre do ano. Em relação a fevereiro, o volume comercializado mundialmente subiu em 1,5%, na série ajustada sazonalmente, após recuar em 0,8%. Para a série iniciada em 2000, este é o maior volume desde então.



O fechamento do primeiro trimestre apresentou uma continuação da trajetória de crescimento do comércio internacional. Pelo quarto período seguido, o volume cresceu em 1,4% em relação ao último trimestre de 2016, quando a expansão verificada fora de 1,7%.

A quantidade importada, na comparação mensal, passou de uma queda de -1,1% para avanço de 1,4%. No mesmo sentido, as exportações expandiram em 1,7% após recuar em -0,4% em fevereiro. No fechamento do trimestre, ambas cresceram em relação aos últimos três meses de 2016, em 1,8% e 1,1%, respectivamente.

Na abertura entre blocos de países, os países emergentes apresentaram uma forte expansão de seu comércio na passagem mensal, de 3,2% após queda de 1,0% em fevereiro, com grande destaque para as exportações, que cresceram em 4,0%, enquanto as importações avançaram 2,5%. Na comparação trimestral, o ritmo do comércio continuou forte, com crescimento de 2,7% após já ter avançado em 3,0% no período anterior.

Para as economias avançadas, a expansão comercial verificada no período foi mais moderada, em apenas 0,1% ante queda de 0,6% em fevereiro. As importações cresceram em 0,6%, enquanto as exportações diminuíram em 0,3% no período em questão. Assim, no fechamento do trimestre, o bloco de países cresceu seu volume comercializado em 0,4%.



Reino Unido: PIB britânico cresce 0,2% no primeiro trimestre

Hoje (25/05), o Escritório Nacional de Estatísticas britânico (ONS) divulgou sua segunda estimativa para os resultados do PIB referente ao primeiro trimestre. Na série ajustada sazonalmente, a economia do país apresentou crescimento de 0,2% em relação ao último trimestre de 2016, quando a alta havia sido de 0,7%. Na primeira estimativa divulgada em abril, a ONS havia informado alta de 0,3% nos primeiros três meses.

Na abertura pelo lado da demanda, a desaceleração do produto britânico se associa à fraca contribuição do consumo das famílias frente aos períodos recentes. Assim, na passagem trimestral, o consumo familiar cresceu 0,3%, menor taxa desde o último trimestre de 2014. Além disso, o setor externo contribuiu negativamente para o resultado do período. Por outro lado, formação bruta de capital fixo apresentou bom desempenho neste começo de ano, crescendo 1,2% em relação aos últimos três meses de 2016. Já o consumo do governo ficou estável.

Por fim, do lado da oferta, apenas o setor de serviço demonstrou forte crescimento na passagem trimestral. As indústrias de construção civil e manufatureira desaceleraram frente ao trimestre anterior, apresentando estabilidade neste período.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
Copyright © 2017. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499