
FGV: Confiança do Comércio registra nova queda
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta manhã (26/07) o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de julho. De acordo com a publicação, o índice registrou queda de 2,7% na comparação com junho, passando de 85,7 para 83,4 pontos, já livre de influências sazonais. Com essa variação negativa, o ICOM registrou seu terceiro resultado negativo consecutivo.

Em relação 13 segmentos que fazem parte da pesquisa do ICOM, 11 registraram queda neste mês, sendo determinantes para piora tanto as expectativas quanto as avaliações sobre a situação atual. O Índice de Expectativas (IE-COM) retrocedeu 4,3%, passando de 92,4 para 88,4 pontos, enquanto o Índice da Situação Atual teve uma queda mais branda (0,5%), atingindo 79,2 pontos ante 79,6.

FGV: Confiança da Construção volta a crescer em julho
Na manhã de hoje (26/07) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança da Construção (ICST) referente ao mês de julho. A publicação afirma que a confiança do setor registrou expansão de 0,5% em julho, ante uma alta de 0,3% no mês anterior, já considerando os ajustes sazonais. O índice passou de 74,2 pontos em junho para 74,6 pontos no mês atual.

A manutenção do crescimento nesse mês, assim como no mês passado, está relacionada tanto com a avaliação presente das empresas quanto das perspectivas futuras no curto prazo. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) apresentou um crescimento de 0,8%, passando de 63,9 para 64,4 pontos, com destaque para o indicador que mede a satisfação com a Situação Corrente dos negócios que atingiu o patamar de 67,2 pontos. Enquanto o Índice de Expectativas (IE-CST) registrou alta de 0,4%, variando de 84,8 para 85,1 pontos, tendo como maior contribuição para este resultado o indicador que mede o Otimismo com a situação dos negócios nos seis meses seguintes (86,8 pontos).
Com relação ao Nível de Utilização da Capacidade (NUCI), o indicador cresceu 0,3 p.p. em julho, atingindo 61,5% ante 61,8%.

A FGV também divulgou o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) referente ao mês de julho. O índice desse mês desacelerou de 1,36% para 0,22%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,3% ante 0,02% de alta em junho. Já o índice relacionado à Mão de Obra apresentou alta de 0,37%, contra um aumento de 2,48% no mês anterior.
.gif)
|