Informativo eletrônico - Edição 2209 Quinta-Feira, 27 de julho de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IPP: Preços ao Produtor Industrial registra deflação em junho
  • FGV: Confiança industrial volta a crescer
Economia Internacional
  • Reino Unido: Prévia do PIB aponta crescimento de 0,3% no segundo trimestre
  • Alemanha: País registra a maior expectativa de renda desde sua unificação

Dados da Economia Brasileira





IPP: Preços ao Produtor Industrial registra deflação em junho

Na manhã de hoje (27/07) o IBGE divulgou o Índice de Preços ao Produtor (IPP) referentes ao mês de junho. O relatório aponta que os preços da indústria total apresentaram deflação de 0,21% no mês em questão, após ter registrado alta de 0,10% na leitura anterior. No acumulado em 12 meses, o IPP registrou avanço de 1,52%, ante 2,24% de maio, ao passo que no acumulado do ano o índice registra deflação de 0,30%, contra -0,08% no quinto mês do ano.

Na abertura por setores da indústria, os preços da Industria de Transformação passaram de uma variação positiva em 0,54% para uma deflação de 0,01%, ao passo que o acumulado do ano passou de 0,27% para 0,26% e o acumulado em doze meses variou de 2,11% para 1,53%. Por sua vez, a Industria Extrativa variou de -11,02% para -6,22%, levando seu acumulado do ano de -9,30% para -14,94% e seu acumulado em doze meses de 6,42% para 1,17%. Abaixo a evolução dos preços da Indústria de Transformação.


No mês de junho, 15 das 24 atividades tiveram variações positivas de preços, sendo a maior em papel e celulose (3,39%). Os destaques negativos ficaram para refino de petróleo e produtos de álcool (-2,14%).


FGV: Confiança industrial volta a crescer

Hoje (27/07), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou seu Índice da Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de julho. Em linha com o resultado prévio (divulgado dia 20/07), o ICI de junho cresceu 1,5%, ao passar de 89,5 para 90,8 pontos. Apesar da alta, o índice ainda permanece abaixo da linha de 100,0 pontos e sinaliza pessimismo.


Os dois componentes do ICI avançaram no período. O Índice da Situação Atual (ISA) cresceu 1,6%, atingindo 88,4 pontos. Entre seus subíndices, destaque para a baixa proporção dos empresários que avaliaram a situação dos negócios como fraca (em 33,7%), chegando ao menor nível desde fevereiro de 2015. Crescendo em 1,4%, o Índice das Expectativas (IE) chegou a 93,4 pontos, tendo o subíndice referente ao quadro de funcionários para os próximos três meses com uma boa evolução, revertendo quase totalmente a forte queda da leitura anterior.


Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) também apresentou bom desempenho em julho, passando de 74,2% para 74,7%. Esta era a mesma porcentagem em maio, compensando inteiramente a diminuição verificada em junho.

Reino Unido: Prévia do PIB aponta crescimento de 0,3% no segundo trimestre

O Departamento de Estatística Nacional (ONS, em inglês) divulgou ontem (26/07) os resultados preliminares para o PIB britânico referente ao segundo trimestre de 2017. Livre de influências sazonais e em linha com as projeções de mercado, o PIB cresceu 0,3% no período ante 0,2% do trimestre anterior. Na comparação frente ao mesmo período de 2016, o avanço fora de 1,7%. Vale lembrar que esta primeira estimativa é apenas uma parte do resultado final do produto, sujeitos a uma futura revisão.

Na abertura pela ótica da oferta, destaque para o setor de serviços, exercendo a maior contribuição para o resultado altista do produto ao crescer 0,5%. Os setores industriais de manufatura e construção civil apresentaram queda de 0,5% e 0,9%, respectivamente, ambos revertendo dois trimestres consecutivos de crescimento de produção. Por fim, e com contribuição neutra para a leitura, o setor de agropecuária teve alta de 0,6%.




Alemanha: País registra a maior expectativa de renda desde sua unificação

Na manhã desta quarta-feira (27/07), a GfK (Associação Alemã de Pesquisas ao Consumidor) divulgou seu Índice de Confiança do Consumidor alemão referente a julho e com projeções para agosto. Em julho o clima permaneceu muito positivo entre os consumidores alemães (10,6 pontos) e a GFK prevê um aumento de 0,2 pontos para o próximo mês, atingindo 10,8 pontos.



No que diz respeito ao indicador de expectativas econômicas, as projeções são de que a economia alemã apresentara desempenho positivo ao longo do segundo semestre, com as perspectivas econômicas subindo pelo quinto mês consecutivo em julho ao avançar 3,3 pontos e chegando ao patamar de 44,6 pontos.

Por fim, com relação as expectativas de renda, mais uma vez o indicador foi capaz de superar seu valor recorde, registrado no mês anterior, o indicador apresentou alta de 0,7 pontos, atingindo o valor de 60,9 pontos, esse é o maior nível já registrado desde a reunificação do país.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr