
CNI: Faturamento real da indústria recua em junho
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (01/08) seus Indicadores Industriais referente ao mês de junho e, sendo assim, o fechamento do segundo trimestre de 2017. Após todos componentes terem melhorado em maio na comparação contra o mês anterior, a leitura de junho apresentou apenas dois dos seis indicadores crescendo na margem.
Entre os índices abordados, na série sem influências sazonais, o Faturamento real reverteu parcialmente sua forte alta verificada em maio (4,8%) ao recuar 2,4%. No mesmo sentido, Horas trabalhadas apresentou queda de 1,3% ante alta de 1,4% no mês anterior. Já o indicador de Emprego diminuiu 0,2% após ter crescido apenas 0,1% na leitura anterior. Por outro lado, entre os índices que variaram positivamente temos: Massa salarial real (de 0,0% para 0,7%) e Rendimento médio real (de 0,6% para 1,6%).

Por fim, na passagem do primeiro para o segundo trimestre destaque positivo para Massa salarial (de -1,9% para 2,3%) e Rendimento médio real (-0,1% para 2,3%). Por sua vez, o Faturamento real passou de variação de 1,8% para 0,4%. Já dentre os que pioraram, a Utilização da Capacidade Instalada reverteu alta de 1,1% nos primeiros três meses do ano para queda de 0,3% no segundo trimestre, enquanto que Horas trabalhadas acelerou seu ritmo de queda (de -0,7% para -0,9%) e Emprego manteve mesma taxa negativa em ambos trimestres (de -0,6%).
PMI: Atividade Industrial fica estável em julho
Na manhã de ontem (01/08) o HSBC/Markit divulgou o Índice de Gerente de Compras (PMI) da indústria brasileira referente ao mês de julho. No mês em questão o PMI diminuiu de 50,5 para 50,0 pontos, mostrando estabilidade no sétimo mês do ano.

O Índice de Novos Pedidos - que é o maior subcomponente do PMI - ficou estável no período. Por sua vez, os estoques de compras diminuíram em julho, no entanto, em ritmo inferior ao verificado na leitura precedente.
Por fim, o documento aponta que o setor industrial apresentou desaceleração tanto no crescimento do volume de produção quanto em novos negócios.
.gif)
|