Informativo eletrônico - Edição 2215 Sexta-Feira, 04 de agosto de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Markit: Menor contração da atividade econômica em julho
Economia Internacional
  • Zona do Euro: Vendas no varejo crescem em junho
  • EUA: PMI composto sinaliza aceleração da atividade no início do terceiro trimestre

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira





Markit: Menor contração da atividade econômica em julho

O Instituto Markit divulgou ontem (03/08) seu Índice Gerente de Compras composto (PMI, em inglês) brasileiro referente ao mês de julho. Apesar de ter a pontuação acrescida em 1,9% em relação a junho, na série sem influências sazonais, o indicador ficou novamente no nível de contração (abaixo dos 50 pontos), ao alcançar 49,4 pontos. Em junho, a pontuação era de 48,5 pontos.

A diminuição do ritmo de contração é explicada pelo setor de serviços, que chegou a 48,8 pontos ante 47,4 pontos do mês anterior. Alguns dos fatores que influenciaram o resultado mensal foi o menor ritmo de redução de emprego desde abril de 2015, além da expansão de novos negócios para o setor. No entanto, a confiança dos empresários para os próximos meses continua em baixa.

Por outro lado, o PMI industrial caiu de 50,5 pontos para 50,0 pontos neste mês de referência. A estabilidade da atividade manufatureira se reflete no componente de novas encomendas, que permaneceu inalterada em relação a junho. Já o crescimento do volume de produção desacelerou no período.

Zona do Euro: Vendas no varejo crescem em junho

O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou ontem (03/08) o Volume das Vendas no Varejo referentes ao mês de junho. No mês as Vendas apresentaram alta de 0,5% na Zona do Euro e de 0,4% na União Europeia, já considerando os ajustes sazonais. Em maio o volume havia aumentado 0,4% e 0,5%, respectivamente, e na comparação com o mesmo período em 2016 o volume de vendas aumentou 3,1% em ambas as zonas.



Os resultados no sexto mês do ano na Zona do Euro estão relacionados com o aumento de 1,0% dos combustíveis automotivos, de 0,7% dos alimentos, bebidas e tabaco e de 0,3% dos produtos não alimentícios. Já na União Europeia estão vinculadas com o crescimento de 0,6% dos preços dos combustíveis automotivos e dos produtos não alimentícios e de 0,1% dos alimentos, bebidas e tabaco.

EUA: PMI composto sinaliza aceleração da atividade no início do terceiro trimestre

Ontem (03/08), o Instituto Markit divulgou os resultados finais para o seu Índice Gerente de Compras composto (PMI) referente a julho. O indicador cresceu em 1,3% frente ao mês de junho, na série ajustada sazonalmente, atingindo 54,6 pontos ante 53,9 pontos. Esta é a quarta leitura seguida de elevação do índice, chegando ao maior patamar desde novembro de 2016.


Entre seus dois componentes, o PMI industrial foi o motor do resultado mensal. Depois de ter a pontuação reduzida por cinco meses seguidos, o indicador voltou a avançar (2,3%) e atingiu 53,2 pontos. A aceleração da produção e de novas encomendas foram os principais responsáveis para a aceleração da atividade.

O setor de serviços, por sua vez, cresceu de forma mais moderada, em 0,9%. No entanto, atingiu a maior taxa de expansão dos últimos seis meses, ao alcançar 54,7 pontos. Com item de novas encomendas chegando ao maior ritmo de crescimento dos últimos dois anos, associado também a uma aceleração da produção no setor, a taxa de emprego apresentou sua maior aceleração desde dezembro do ano passado, contribuindo para o aumento da confiança dos empresários.

Por fim, a publicação ressalta que o terceiro trimestre do ano começou com a sinalização de sólido crescimento da economia para o período, muito devido à retomada da aceleração da atividade manufatureira e ao maior ritmo de novos negócios do setor de serviços.



 



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr