Informativo eletrônico - Edição 2220 Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Indicadores antecedentes da indústria registram alta em junho
Economia Internacional
  • Alemanha: Inflação do consumidor acelera em julho

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira





Indicadores antecedentes da indústria registram alta em junho

Nessa semana (10/08) foram divulgados indicadores setoriais que servem como termômetros para a atividade industrial brasileira. Em sua publicação, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) divulgou que o fluxo de veículos pesados nas estradas pedagiadas registrou alta no mês de julho ao variar 1,1%, ante queda de 0,8% em junho, já considerando os ajustes sazonais.

Também foi divulgada nesta semana (09/10), pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), o indicador que mede a produção de papelão utilizado em embalagens (importante indicador coincidente da atividade industrial). No mês em questão o indicador apresentou um crescimento de 0,9%, sendo está o terceiro resultado positivo consecutivo. Em junho o indicador havia crescido 0,4% e em maio a alta foi de 2,5%. Os dois resultados sugerem uma leitura positiva para a produção industrial neste início de terceiro trimestre.



Alemanha: Inflação do consumidor acelera em julho

Hoje (11/08), o Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou os resultados para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referente ao mês de julho. O índice acelerou de 0,2% para 0,4% na variação mensal, tendo seu acumulado em doze meses avançado de 1,6% para 1,7%.



Na abertura entre os componentes, tanto os preços dos bens de consumo como os de serviços prestados cresceram em 1,7% em doze meses. Para o primeiro grupo, as principais contribuições altistas vieram de bebidas alcoólicas e tabaco (em 2,8%), alimentos e bebidas não alcoólicas (em 2,6%) e restaurantes e hotéis (em 2,3%). Vale ressaltar ainda que apenas o item de comunicação apresentou deflação de 0,8%.

No que se refere ao grupo de serviços, principal contribuição para a inflação do orçamento familiar foram os gastos com serviços de aquecimento doméstico, que em relação a julho de 2016, cresceu em 1,8%. Outros itens que apresentaram aceleração no período foram pacotes de viagens turísticas (em 4,3%), manutenção e reparo de veículos (em 4,3%) e serviços ligados a restaurantes e comida (em 2,0%).



 



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr