Informativo eletrônico - Edição 2222Terça-Feira, 15 de agosto de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMC: Vendas no varejo crescem no segundo trimestre
Economia Internacional
  • Alemanha: PIB cresce 0,6% no segundo trimestre

Dados da Economia Brasileira





PMC: Vendas no varejo crescem no segundo trimestre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (15/08) a sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a junho e consequentemente os dados de fechamento do segundo trimestre de 2017. Segundo a publicação, houve alta de 1,2% nas vendas do varejo restrito entre maio e junho, na série ajustada sazonalmente. Na comparação com o mesmo período de 2016 o índice mostrou crescimento de 3,0%. Já no acumulado do ano houve ligeira queda de 0,1% e no acumulado em 12 meses o resultado foi negativo em 3,0%.

Já no conceito ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais de construção, o varejo de junho mostrou uma alta de 2,5%. Comparando com o mesmo mês de 2016, o crescimento verificado foi de 4,4%. No ano, esse conceito mostra avanço de 0,3%, mas recua em 4,1% nos últimos doze meses.


No que diz respeito ao resultado referente ao segundo trimestre, correspondente aos meses de abril a junho, o comercio varejista restrito apresentou uma expansão de 0,8% no período, após ter avançado 3,7% nos primeiros três meses do ano. A expansão observada está relacionada com o aumento em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (8,9%), Combustíveis e Lubrificantes (1,4%) e Móveis e Eletrodomésticos (4,9%), ao passo que Hipermercados e supermercados (-1,9%) foram destaque negativo. Por sua vez, o comércio varejista no conceito ampliado cresceu 1,7% no segundo trimestre, após alta de 3,4% no primeiro trimestre, reflexo do avanço de 2,9% nas vendas de veículos automotores, motos e peças, bem como a alta de 1,6% nas vendas de materiais de construção.



Por fim, na abertura regional, 18 das 27 regiões pesquisadas mostraram avanço nas vendas no varejo na passagem do primeiro para o segundo trimestre do ano, na série com ajuste sazonal. Destaque para o desempenho positivo de Espírito Santo (5,8%), São Paulo (3,9%) e Roraima (3,5%), ao passo que Goiás (-2,7%) e Amapá (-2,7%) foram os destaques negativos.

Alemanha: PIB cresce 0,6% no segundo trimestre

O Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) na manhã de hoje (15/08) divulgou a prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país referente ao segundo trimestre do ano. A economia alemã continua em expansão, com o PIB do país apresentando uma alta de 0,6% em relação ao primeiro trimestre do ano, quando já havia registrado um crescimento de 0,7%, já considerando os ajustes sazonais.



O resultado do trimestre foi influenciado por um desempenho positivo do consumo, dando das famílias como do governo, além de um aumento dos investimentos.
Por sua vez, o segundo trimestre de 2017 apresentou alta de 0,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Por fim, vale ressaltar que o desempenho da economia no segundo trimestre sofreu influência do mercado de trabalho robusto, sendo que o número de empregados cresceu 1,5% frente igual período do ano anterior.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr