
PMC: Vendas no varejo crescem no segundo trimestre
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (15/08) a sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente a junho e consequentemente os dados de fechamento do segundo trimestre de 2017. Segundo a publicação, houve alta de 1,2% nas vendas do varejo restrito entre maio e junho, na série ajustada sazonalmente. Na comparação com o mesmo período de 2016 o índice mostrou crescimento de 3,0%. Já no acumulado do ano houve ligeira queda de 0,1% e no acumulado em 12 meses o resultado foi negativo em 3,0%.
Já no conceito ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais de construção, o varejo de junho mostrou uma alta de 2,5%. Comparando com o mesmo mês de 2016, o crescimento verificado foi de 4,4%. No ano, esse conceito mostra avanço de 0,3%, mas recua em 4,1% nos últimos doze meses.

No que diz respeito ao resultado referente ao segundo trimestre, correspondente aos meses de abril a junho, o comercio varejista restrito apresentou uma expansão de 0,8% no período, após ter avançado 3,7% nos primeiros três meses do ano. A expansão observada está relacionada com o aumento em Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (8,9%), Combustíveis e Lubrificantes (1,4%) e Móveis e Eletrodomésticos (4,9%), ao passo que Hipermercados e supermercados (-1,9%) foram destaque negativo. Por sua vez, o comércio varejista no conceito ampliado cresceu 1,7% no segundo trimestre, após alta de 3,4% no primeiro trimestre, reflexo do avanço de 2,9% nas vendas de veículos automotores, motos e peças, bem como a alta de 1,6% nas vendas de materiais de construção.

Por fim, na abertura regional, 18 das 27 regiões pesquisadas mostraram avanço nas vendas no varejo na passagem do primeiro para o segundo trimestre do ano, na série com ajuste sazonal. Destaque para o desempenho positivo de Espírito Santo (5,8%), São Paulo (3,9%) e Roraima (3,5%), ao passo que Goiás (-2,7%) e Amapá (-2,7%) foram os destaques negativos.
.gif)
|