Informativo eletrônico - Edição 2225Sexta-Feira, 18 de agosto de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • EUA: Produção industrial cresce novamente em julho
  • Zona do Euro: Inflação acumula alta de 1,3% em julho
  • EUA: Indicador antecedente cresce 0,3% em julho

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



EUA: Produção industrial cresce novamente em julho

O Banco Central americano (Federal Reserve - FED) divulgou na tarde de ontem (17/08) o resultado prévio para a produção industrial referente ao mês de julho. De acordo com a publicação, na comparação contra o mês anterior, livre de efeitos sazonais, a produção aumentou em 0,2% ante 0,4% de junho. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento registrado foi de 2,2%.



Na abertura entre grandes setores industriais, a Indústria de Transformação caiu ligeiramente em 0,1% ante avanço de 0,2% em junho, sendo a queda fortemente influenciada pela produção de bens duráveis (-0,5% na margem). Já a Indústria Extrativa cresceu pelo quarto mês seguido, desacelerando para 0,5% ante 2,0% do mês anterior. Já os Serviços de Utilidade (eletricidade e combustível) registrou aumento em 1,6% de sua produção.

No que tange o Nível de Utilização da Capacidade Instalada, a indústria geral manteve a mesma porcentagem de junho, em 76,7%, abaixo da média histórica (em 79,9%). Na comparação contra julho de 2016, o indicador cresceu em 1,1p.p. Dentre os grandes setores, Indústria de Transformação diminuiu de 75,5% para 75,4%, enquanto Indústria Extrativa (de 84,4% para 84,6%) e Serviços de Utilidade (de 76,9% para 78,1%) aumentaram no período.

Zona do Euro: Inflação acumula alta de 1,3% em julho

Na manhã desta última quinta-feira (17/08) o Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou o resultado final do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Europa. De acordo com o relatório, a inflação acumulada em doze meses até julho atingiu o patamar de 1,3%, mesmo patamar em junho. Por sua vez a inflação em doze meses na União Europeia ficou em 1,5%, também estável na comparação com o mês anterior.



Os preços de energia avançaram 2,2%, ao passo que os alimentos, álcool e tabaco avançaram 1,4% e os serviços 1,6%. O núcleo da inflação, que exclui preços voláteis como o de energia, avançou 1,2%.



Dentre os países que compõem as maiores economias da Zona do Euro, a Alemanha registrou alta de 1,5%, a França teve uma inflação de 0,8%, Itália registrou alta de 1,2% e na Espanha a inflação foi de 1,7%.


EUA: Indicador antecedente cresce 0,3% em julho

A The Conference Board divulgou nesta última quinta-feira (17/08) o resultado do Indicador Antecedente (Leading Economic Index - LEI) dos Estados Unidos referente ao mês de julho. No mês em questão o indicador apresentou uma alta de 0,3%, variando de 127,9 para 128,3 pontos. No mês anterior o LEI havia registrado alta de 0,6% e em maio 0,3%.



Com relação ao Índice de Coincidente Econômico (Coincidente Economic Index - CEI), o relatório aponta um crescimento de 0,3% em julho, com o índice atingindo o patamar de 115,7 pontos. O resultado atual foi precedido por alta de 0,1% e 0,3% em junho e maio, respectivamente.

Por fim, no que tange o Índice Lagging da Economia (LAG), o resultado também foi de alta no sétimo mês do ano, o índice variou 0,1% chegando ao nível de 124,8 pontos. Em junho a variação havia sido de 0,2%, o mesmo resultado de maio.





 



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr