Informativo eletrônico - Edição 2235Sexta-Feira, 01 de setembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PIB cresce 0,2% no segundo trimestre
  • Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista cresce novamente em julho
Economia Internacional
  • China: PMI industrial segue em expansão no mês de agosto

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira





PIB cresce 0,2% no segundo trimestre

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje os resultados para o PIB brasileiro referente ao segundo trimestre de 2017. Na comparação contra o primeiro trimestre do ano, livre de influências sazonais, o produto cresceu ligeiramente em 0,2% após ter avançado em 1,0% no período anterior. Este resultado veio ligeiramente acima das projeções do Depecon/Fiesp e também da mediana dos mercados (em 0,0% e 0,1%, respectivamente). Na comparação contra o segundo trimestre de 2016, houve crescimento em 0,3%, primeira leitura positiva após doze trimestres de contração.



Na abertura pela ótica da oferta, o setor industrial voltou a cair após resultado positivo no trimestre anterior, ao passar de uma taxa de 0,7% para -0,5%. Entre seus quatro componentes, o ligeiro crescimento da Extrativa Mineral (0,4% ante 1,8%) e da Indústria de Transformação (0,1% ante 1,1%) foram mais do que compensados pela queda nos outros dois componentes. Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) reverteu sua alta de 3,1% do primeiro trimestre ao registrar queda de 1,3% neste período, enquanto que Construção Civil acelerou seu ritmo de queda, passando de uma taxa de -0,5% para -2,0%.



Ainda pela ótica da oferta, o setor agropecuário, cuja variação no primeiro trimestre chegou a 11,5% devido a ótima safra agrícola, estabilizou nestes três meses. Já o setor de serviços, apresentou aceleração na margem, apesar de continuar com pequenas taxas de crescimento (em 0,6% ante 0,2% do trimestre anterior). Na abertura do setor, 4 dos 7 componentes tiveram alta, a saber: Comércio, sendo o grande destaque do setor ao passar de -0,2% para 1,9% de avanço; Serviços Imobiliários (em 0,8% ante 0,2%); Outros Serviços (em 0,8% ante 0,9%); e Transporte, Armazenagem e Correios (em 0,6% ante 3,1%). Dos que apresentaram retração no trimestre, vale ressaltar o grupo de Serviços de Informação, que passou de uma taxa positiva em 1,9% para queda de 2,0%.



Já pela ótica de demanda, grande destaque para o componente de Consumo das Famílias, que após oito leituras consecutivas de queda e estabilização no trimestre anterior, voltou a crescer de abril a junho, em 1,4%. No entanto, Consumo da Administração Pública e Formação Bruta de Capital Fixo recuaram novamente no trimestre, de -0,7% para -0,9% e de -0,9% para -0,7%, respectivamente. Cabe ressaltar que dos 15 períodos, este último componente retraiu em 14 (única exceção foi no segundo trimestre de 2016, quando cresceu ligeiramente em 0,4%).

No setor externo, o total de Exportações que havia crescido em 5,2% nos três primeiros meses do ano, desacelerou para uma taxa de 0,5%. Já as Importações voltaram a ter queda neste trimestre, após duas leituras positivas, ao passar de 0,6% para -3,5%.



Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista cresce novamente em julho

Ontem (31/08), a Fiesp/Ciesp divulgou os resultados do seu Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista referente ao mês de julho. Na comparação contra o mês anterior, livre de influências sazonais, o indicador apontou alta de 1,0% ante variação positiva em 0,3% em junho. Assim, o INA consolida sua quarta alta mensal seguida. Comparado contra julho de 2016, o indicador apresentou crescimento de 5,2%.



Levando em conta a taxa acumulada no ano de 2017, o resultado desta leitura levou a taxa para o campo positivo pela primeira vez no ano, ao passar de -0,4% em junho para 0,4% em julho. Já a taxa acumulada nos últimos doze meses continuou sua trajetória de desaceleração de queda, ao passar de retração de -4,3% para -3,1%.



Na abertura entre os componentes do indicador, todos apresentaram aumento na passagem mensal. Destaque para o crescimento de 4,3% da variável de Total de Vendas Reais. As Horas Trabalhadas na Produção também cresceram, embora de forma moderada, em 0,7%; seguido pelo avanço no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), em 0,6 p.p.

China: PMI industrial segue em expansão no mês de agosto

Na noite de ontem (31/08), o Instituto Markit em associação com o Grupo Caixin divulgou seu Índice Gerente de Compras Industrial (PMI, em inglês) referente ao mês de agosto. Pelo terceiro mês seguido, o indicador voltou a crescer, desta vez em 1,0% ante 1,4% em julho. Com isso, a pontuação passa de 51,1 para 51,6 pontos.



Na abertura entre as variáveis do setor manufatureiro, destaque para a geração de novas encomendas que, impulsionado pela grande demanda internacional, chegou ao maior nível dos últimos sete anos. No mesmo sentido, o ritmo alcançado de novos negócios foi o maior dos últimos três anos. Este movimento dos dois componentes influenciou na expansão da produção e crescimento da confiança empresarial do setor.

Por outro lado, no que tange o indicador de emprego do índice, este se manteve em trajetória descendente apesar de forma mais moderada. A inflação dos insumos e dos produtos também ganhou destaque na publicação, com o crescimento dos dois índices chegando ao maior ritmo no ano de 2017.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr