Informativo eletrônico - Edição 2245Terça-Feira, 19 de setembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional
  • ZEW: Sentimento econômico alemão cresce em setembro

Dados da Economia Brasileira



ZEW: Sentimento econômico alemão cresce em setembro

O instituto alemão ZEW divulgou na manhã de hoje (19/09) seu Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referente ao mês de setembro. A despeito da queda de 7,5 pontos no último mês, o índice apresentou um crescimento de 7 pontos para o mês de setembro, atingindo assim 17 pontos - um patamar próximo ao que era no mês de julho. Apesar do crescimento recente, o índice ainda se encontra bastante distante de sua média histórica (23,8 pontos), calculada desde dezembro de 1991.

O cenário positivo apontado pelo indicador se deve, majoritariamente, ao sólido crescimento econômico observado no segundo trimestre aliado ao aumento do crédito bancário e do investimento público e privado na economia alemã. Associado a isso, as eleições federais que ocorrem no próximo mês não parecem ser um fator de instabilidade.

O indicador da avaliação da situação econômica atual na Alemanha permanece, apesar da pequena variação mensal positiva de 1,2 pontos, no patamar de 87 pontos na métrica da média móvel trimestral - mesmo resultado obtido no mês anterior.

Por fim, o instituto também divulgou o Índice de Sentimento Econômico para a Zona do Euro. Medindo a avaliação de especialistas do mercado financeiro, o indicador apresentou avanço de 2,4 pontos em relação a agosto, atingindo a marca de 31,7 pontos. Apesar da melhora das expectativas para o futuro, o indicador da situação econômica atual para a Zona do Euro caiu 2,9 pontos em comparação ao mês passado - chegando a 35,5 pontos.



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr