Informativo eletrônico - Edição 2246Quarta-Feira, 20 de setembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira
  • FGV/IBRE: Indicador Antecedente da Economia volta a crescer em agosto
  • FUNCEX: Termos de troca crescem em agosto

Dados da Economia Brasileira



FGV/IBRE: Indicador Antecedente da Economia volta a crescer em agosto

O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil, divulgado hoje (20/09) pelo FGV/IBRE em parceria com o The Conference Board (TCB), apresentou crescimento de 0,7% para o mês de agosto frente ao mês anterior, chegando à marca de 107,7 pontos. O IACE é composto por 8 componentes que tentem antecipar a dinâmica da atividade econômica brasileira.

A alta do indicador, puxada principalmente pelo avanço dos componentes Índice de Ações Ibovespa e Taxa Referencial de Swaps DI Pré-fixada - 360 dias, contribuiu para manter sua trajetória ascendente - que também havia crescido 0,7% entre os meses de junho e julho.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), divulgado pelos mesmos institutos e que mede as condições econômicas atuais, teve alta de 0,6% para o mês de agosto frente ao mês anterior, chegando à marca de 100,1 pontos. Com o aumento, a média trimestral do indicador, antes com 98,8 pontos, também melhora e atinge os 99,5 pontos.

Em conjunto, a análise de ambos os indicadores (IACE e ICCE) feita pela FGV fortalece a avaliação de uma reversão do ciclo recessivo brasileiro, iniciado no segundo trimestre de 2014.



FUNCEX: Termos de troca crescem em agosto

Ontem (19/09), a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) divulgou o Índice de Termos de Troca referente ao mês de agosto. Na comparação frente ao mês anterior, o índice avançou 1,5%, após apresentar quatro meses seguidos de queda. No entanto, comparado a agosto de 2016, ele apresentou nova queda (-1,0%).



Este movimento observado na passagem mensal reflete ao aumento marginal dos preços das exportações (em 0,8%) associado à redução dos preços importados (-0,7%). Já na comparação interanual, a variação negativa foi devido ao forte aumento do preço das importações (2,8%) em detrimento do avanço em menor intensidade das exportações (1,8%).

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr