Informativo eletrônico - Edição 2261Quarta-Feira, 11 de outubro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Vendas no varejo voltam a recuar após quatro meses

Economia Internacional

  • OCDE: Taxa de desemprego permanece estável em agosto
Dados da Economia Brasileira
 




 
IBGE: Vendas no varejo voltam a recuar após quatro meses

Hoje (11/10), o IBGE divulgou sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de agosto. Pelo conceito varejista restrito, na comparação contra o mês anterior, livre de influências sazonais, o indicador apresentou queda de 0,5%, após ter estabilizado em julho (0,0%), quando interrompeu uma sequência de três altas consecutivas. Ao comparar contra agosto de 2016, houve crescimento de 3,6%. Apesar do recuo na margem, o indicador seguiu crescendo na taxa acumulada no ano, ao passar de 1,1% de julho para 1,9% em agosto, enquanto que a taxa acumulada nos últimos doze meses manteve seu ritmo de desaceleração de queda, de -2,3% para -1,6%.



No que tange o conceito varejista ampliado (que inclui as vendas de Veículos e Materiais de Construção), foi verificado ligeiro avanço na passagem mensal (0,1%, mesma taxa de julho), chegando ao terceiro mês seguido de crescimento. Assim, sua taxa de crescimento acumulado no ano acelerou para 1,9% ante 1,1% do mês anterior, enquanto que a taxa acumulada em doze meses foi de -1,5%.



Na abertura entre as atividades da pesquisa, apenas as vendas de Móveis e Eletrodomésticos cresceram no período referente, acelerando sua taxa de 0,4% para 1,7%. Por sua vez, as outras sete recuaram, com destaque negativo para Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação (-6,7%) e Combustíveis e Lubrificantes (-2,9%). Já para as atividades do conceito amplo do varejo, ambas cresceram entre julho e agosto, com Veículos atingindo taxa de 2,8% e Materiais de Construção de 1,8%. Abaixo, variação acumulada no ano de todas atividades da PMC.



Por fim, na abertura entre as 27 Unidades Federativas, das 10 que apresentaram crescimento em agosto, Tocantins registrou a maior variação (5,5%). Já das 16 que recuaram no mês, Amazonas apresentou a maior retração de vendas (-3,2%). São Paulo, por sua vez, foi o segundo estado com maior variação negativa, passando de um avanço de 0,2% em julho para uma queda de 1,7% desta leitura.
 



OCDE: Taxa de desemprego permanece estável em agosto

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou na manhã de hoje (11/09) sua Taxa de Desemprego Harmonizada (HUR, em inglês) para os países-membros da organização referente ao mês de agosto. De acordo com a publicação, a taxa de desemprego permaneceu estável a nível mundial, mostrando o mesmo resultado desde maio deste ano (5,8%). A sequência representa a menor taxa verificada desde maio de 2008. O número total de pessoas desocupadas no mês ficou em 36,1 milhões.

Na abertura entre os países membros da OCDE, o destaque vai para Canadá, que reduziu sua taxa de desemprego ante julho em 0,2 p.p. Já EUA e México fecham agosto com 4,2% e 3,3%, respectivamente. A Coreia, que havia registrado queda da taxa no mês anterior, viu a parcela de sua população desempregada aumentar em 0,2 p.p. (3,8%). Já o Japão permaneceu estável, registrando novamente uma taxa de 2,8% - a menor da série histórica iniciada em janeiro de 2007.



Na Zona do Euro, a taxa de desemprego permaneceu em 9,1% pelo terceiro mês. Na abertura entre as quatro grandes nações, destaque negativo para a França, que viu a parcela de sua população desocupada atingir 9,8% (ante 9,7% do mês anterior). A Itália registrou queda da taxa em relação a julho (de 11,3% para 11,2%), bem como a Alemanha, que a reduziu de 3,7% para 3,6%. A taxa espanhola, por sua vez, permaneceu estável (17,1% pelo terceiro mês consecutivo).

Por fim, a publicação ressalta que, embora a taxa de desemprego para a população jovem (entre 15 e 24 anos de idade) ainda seja muito maior que a taxa geral, sua trajetória de queda é mais acentuada que aquela observada para a população acima de 25 anos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr