Informativo eletrônico - Edição 2263Terça-Feira, 17 de outubro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMS: Volume de serviços recua 1,0% em agosto

Economia Internacional

  • Alemanha: Índice de sentimento econômico volta a crescer em outubro
Dados da Economia Brasileira
 




 
PMS: Volume de serviços recua 1,0% em agosto

O IBGE divulgou na manhã de hoje (17/10) sua Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) referente ao mês de agosto. De acordo com a publicação, o setor mostrou queda de 1,0% no oitavo mês do ano, após ter apresentado queda de 0,8% em julho e alta de 1,3% em junho, na série já livre de quaisquer influências sazonais. Na comparação com agosto de 2016, a queda verificada foi de 2,4%.

 
Apesar do recuo da PMS na passagem mensal, contudo, os resultados acumulados no ano e em 12 meses se ficaram inalterados (-3,8% e -4,5%, respectivamente). Na métrica da média móvel trimestral, a variação foi ligeiramente negativa (-0,1%).



Na abertura entre as 5 atividades do setor, os Serviços prestados às famílias foram a única atividade com queda na passagem mensal (-4,8%), revertendo uma sequência de crescimento observada desde maio deste ano. O destaque positivo vai para a categoria Serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançou 1,6% frente ao mês anterior. A categoria Outros serviços teve avanço de 1,0% na passagem mensal, enquanto Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e Serviços de informação e comunicação variaram 0,7% e 0,3% frente a julho, respectivamente.

Finalmente, na abertura regional, a publicação aponta que, entre as 27 unidades federativas do país, as maiores quedas no setor foram observadas em Alagoas, Paraíba e Amazonas, com recuos de 5,9%, 3,6% e 2,9% na passagem mensal, respectivamente. Os destaques positivos, por sua vez, ficam com Roraima, Bahia, Piauí e São Paulo - cada um apresentando crescimento de 9,8%, 3,8%, 3,5% e 0,8% frente a julho, respectivamente.


 

Alemanha: Índice de sentimento econômico volta a crescer em outubro

O instituto alemão ZEW divulgou na manhã de hoje (17/10) seu Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referente ao mês de outubro. Ao crescer para 17,6 pontos ante 17,0 de setembro, o indicador recuperou a forte queda de 7,5 pontos em agosto, superando o patamar registrado em julho (17,5 pontos). Apesar do avanço, a pontuação segue abaixo da média histórica de 23,8 pontos.

Esta melhora do índice é atribuída ao surpreendente crescimento dos indicadores de atividade nos meses anteriores, em especial no mês de agosto. Apesar do indicador ZEW sofreu forte retração neste mês, os índices efetivos de produção e renda apresentaram resultados melhores do que o esperado. Ao mesmo tempo, o bom desempenho econômico da União Europeia influenciou num melhor quadro das exportações alemã. Cabe ressaltar que a escalada da inflação, bem como a expectativa de contínua aceleração dos níveis de preços, aponta para uma mudança da política monetária do Banco Central Europeu, o que a publicação também avalia como positiva.

Divulgados também na manhã de hoje, o Indicador da Situação Econômica Atual da Alemanha voltou a recuar em outubro, passando de 87,9 para 87,0 pontos. No entanto, na métrica de média móvel trimestral, a pontuação aumentou novamente (para 87,2 pontos 87,0), sendo a maior pontuação desde julho de 2007. Já o Indicador dos Especialistas do Mercado Financeiro caiu consideravelmente neste mês, passando de 31,7 para 26,7 pontos, enquanto que o Indicador da Situação Econômica Atual da Europa cresceu em 1,0 ponto, atingindo 36,5 pontos.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr