Informativo eletrônico - Edição 2265Quinta-Feira, 19 de outubro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV/IBRE: Indicador Antecedente da Economia avança em setembro

Economia Internacional

  • OCDE: Países membros apresentam ganhos no nível de emprego
Dados da Economia Brasileira
 




 
FGV/IBRE: Indicador Antecedente da Economia avança em setembro

O Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) para o Brasil, divulgado hoje (19/10) pelo FGV/IBRE em parceria com o The Conference Board (TCB), apresentou crescimento de 1,8% para o mês de agosto frente ao mês anterior, chegando à marca de 110,0 pontos. Com este resultado, a média do terceiro trimestre de 2017 atingiu 108,4 pontos, o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 1996.

O IACE é composto por oito componentes que tentam antecipar a dinâmica da atividade econômica brasileira. No mês de setembro, sete deles contribuíram para a alta do indicador, com destaque para o Índice de Termos de Troca. O avanço do IACE neste mês contribuiu para manter sua trajetória ascendente - o indicador havia crescido 0,8% na passagem entre junho e julho e 1,0% na passagem entre julho e agosto.

O Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), divulgado pelos mesmos institutos e que mede as condições econômicas atuais, também teve alta (0,3%) na passagem mensal e atingiu a marca de 100,0 pontos. A publicação destaca que, com o resultado de setembro, as variações semestrais do ICCE permanecem positivas pelo oitavo mês consecutivo.



Em conjunto, a análise de ambos os indicadores (IACE e ICCE) feita pela FGV fortalece a avaliação de uma reversão do ciclo recessivo brasileiro, iniciado no segundo trimestre de 2014.



OCDE: Países membros apresentam ganhos no nível de emprego

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta terça-feira (17/10) o nível de emprego (definida como a proporção entre população ocupada e pessoas com idade de trabalhar) de seus países membros referente ao segundo trimestre do ano. Com elevação de 0,2 p.p. em relação ao trimestre imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, a taxa atingiu 67,6% - o maior nível para a série histórica iniciada em 2005. O número de pessoas ocupadas no período atingiu cerca de 559 milhões.

Na abertura entre os principais países membros, Japão e Estados Unidos continuam sua trajetória ascendente, ambos com aumento de 0,2 p.p. em seus níveis de emprego (atingindo 75,2% e 70,0%, respectivamente). Da mesma forma, o Reino Unido cresceu para 74,2%, um incremento de 0,3 p.p. na passagem trimestral. México, por sua vez, foi um dos poucos dos países membro a ter sua taxa de emprego reduzida, passando de 61,4% para 61,1%.

A Zona do Euro exibiu bom desempenho no segundo trimestre. Destaque para a Grécia, com o maior aumento trimestral de sua série histórica, de 0,8 p.p., subindo para 53,6% de taxa de ocupação. Espanha também teve uma forte expansão em seu nível de emprego, de 0,6 p.p., atingindo assim a taxa de 61,0% - o maior patamar desde o último trimestre de 2008. França subiu para 64,8%, 0,4 p.p. maior do que em relação ao primeiro trimestre, enquanto Alemanha (de 74,9% para 75,1%) e Itália (57,7% para 57,8%) apresentaram leve avanço.



O maior nível de emprego da área da OCDE reflete os ganhos de emprego no setor de serviços, já que na indústria e na agricultura o emprego ainda permanece abaixo dos níveis anteriores à crise de 2008. Como resultado, a participação do setor de serviços (73,3%) no emprego da OCDE foi 2,6 p.p. maior do que no segundo trimestre de 2008, enquanto a agricultura (4,6%) e a indústria (22,1%) foram, respectivamente, 0,4 p.p. e 2,1 p.p. mais baixos.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr