Informativo eletrônico - Edição 2268Terça-Feira, 24 de outubro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • ICEI-SP: Confiança do empresário paulista permanece elevada em outubro
  • FGV: Prévia da confiança da indústria cresce em outubro

Economia Internacional

  • EUA: Índice de atividade nacional avança em setembro
  • Zona do Euro: Confiança do consumidor europeu segue em elevado nível histórico
Dados da Economia Brasileira
 




 
ICEI-SP: Confiança do empresário paulista permanece elevada em outubro

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou ontem (23/10) seu Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para o mês de outubro. O indicador apresentou crescimento na passagem mensal, passando de 55,7 pontos para 56,0 pontos. O avanço entre setembro e outubro faz com que o nível de confiança do empresário brasileiro consolide-se, pelo décimo mês consecutivo, em patamares otimistas (leituras acima de 50,0 pontos).

Na mesma data, A FIESP/CNI divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). O ICEI-SP apresentou queda na passagem mensal, passando de 56,7 pontos para 55,7 pontos. Apesar do recuo entre setembro e outubro, o nível de confiança do empresário paulista consolidou-se pelo nono mês consecutivo em patamares otimistas (leituras acima de 50,0 pontos). Também recuaram o Indicador de Condições Atuais, que mensura a percepção das condições correntes na economia, e o Índice de Expectativas. O primeiro chegou a 52,0 pontos (ante 53,4 pontos), enquanto o segundo atingiu 57,8 pontos (ante 58,5 ponto) na passagem mensal. A despeito dos recuos, contudo, ambos continuam em patamares acima dos 50,0 pontos e sinalizam otimismo por parte do empresário paulista.



Descontado o mês anterior (quando registrou 56,7 pontos), O ICEI-SP não apresentava patamares tão elevados desde julho de 2011 - data em que atingiu a mesma pontuação da leitura atual.

FGV: Prévia da confiança da indústria cresce em outubro

Hoje (24/10), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou uma prévia de seu Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente a outubro. De acordo com a publicação, o indicador cresceu 2,0% em relação ao mês passado, completando assim seu quarto mês seguido de avanço. Ao atingir 94,7 pontos, o ICI chegou à maior pontuação desde abril de 2014.



Na abertura entre seus componentes, destaque para o crescimento de 4,9% do Índice da Situação Atual (ISA-ICI), maior taxa desde agosto de 2009, passando de 90,6 para 95,0 pontos. Por outro lado, o Índice das Expectativas (IE-ISA) registrou sua primeira queda depois de três meses de avanço. Mesmo assim, foi verificado uma pequena variação de -0,4%, atingindo 94,5 pontos. A título de comparação, a média móvel trimestral do IE-ISA em outubro registrou a maior pontuação desde o trimestre encerrado em maio de 2014 (94,6 pontos ante 95,8 de três anos atrás).

Por fim, no que tange o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), o indicador cresceu para 74,6% nesta leitura ante 73,9% de setembro, voltando a apresentar um resultado positivo após dois meses seguidos de queda.


EUA: Índice de atividade nacional avança em setembro

O Banco Central americano (Federal Reserve - Fed) divulgou na manhã de ontem (23/10) o Índice de Atividade Nacional (CFNAI) referente ao mês de setembro. O índice avançou 0,17 ponto em relação a agosto, mês em que a pontuação havia recuado 0,37 ponto. Em setembro de 2016, o índice apresentou queda de 0,04 pontos. Vale ressaltar que leituras acima de 0,00 ponto indicam expansão acima da média histórica.

Com este resultado, a média móvel trimestral (medida mais consistente devido à volatilidade da comparação mensal) permanece inalterada (-0,16 ponto). Em setembro de 2016, essa mesma métrica registrava -0,13 ponto.

Entre os quatro grandes setores componentes do CFNAI, todos avançaram em relação ao mês anterior, e três deles contribuíram positivamente para o indicador. Entre as influências positivas, estão os componentes relacionados à produção, ao emprego e às vendas, que tiveram aumento de 0,10 ponto (ante queda de 0,33 em agosto), 0,06 ponto (ante 0,01 ponto) e 0,07 ponto (ante 0,06 ponto), respectivamente. Os componentes relacionados ao consumo, por sua vez, tiveram recuo de 0,07 ponto, ante queda de 0,11 ponto no mês anterior.



Zona do Euro: Confiança do consumidor europeu segue em elevado nível histórico

Divulgado no dia de ontem (23/10) pela Comissão Europeia, a prévia do Indicador de Confiança do Consumidor da Zona do Euro referente a outubro apontou para um ligeiro crescimento de 0,2 ponto em relação ao mês passado, na série ajustada sazonalmente. Ao passar de -1,2 para -1,0 ponto, o índice alcançou o maior patamar desde março de 2001, quando a pontuação fora de -0,3. Assim, o indicador permanece bem acima da média histórica (de -12,1 pontos).

A recente trajetória ascendente do indicador reflete principalmente o componente de avaliação das condições econômicas dos últimos doze meses por parte dos entrevistados, com a pontuação do subindicador chegando ao maior nível desde abril de 2000. Os componentes de nível atual de consumo, bem como expectativa de consumo para o próximo ano, também registraram altas pontuações históricas.

Da mesma forma, a Confiança do Consumidor da União Europeia, apesar de estabilizar sua pontuação em -1,6 pontos na passagem mensal, permanece acima da média histórica de -11,2 pontos. Vale ressaltar que em setembro, após o índice atingir -1,6 ponto ante -2,3 pontos do mês anterior, a pontuação chegou ao seu maior nível desde abril de 2001 (-1,2 ponto).




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr