Informativo eletrônico - Edição 2276Terça-Feira, 07 de novembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI Brasil: Indicador composto volta a apresentar contração

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Confiança do Investidor atinge alto patamar
  • Zona do Euro: Vendas no varejo avançam em setembro
Dados da Economia Brasileira
 




 
PMI Brasil: Indicador composto volta a apresentar contração

Divulgado ontem (06/11) pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) referente ao mês de outubro voltou a recuar para abaixo do nível crítico de 50,0 pontos, passando de 51,1 pontos em setembro para 49,5 pontos neste mês. Este movimento é atribuído ao PMI de Serviços, que apresentou recuo de 1,9 pontos, para 48,8 pontos. Por sua vez, o PMI Industrial exibiu avanço de 50,9 para 51,2 pontos, porém não o suficiente para compensar a queda do indicador de serviços.



Entre alguns pontos destacados pela publicação, o setor de serviços exibiu fraco desempenho em outubro devido ao ambiente ainda contido da demanda interna. A fraca demanda levou a uma queda do volume de novos negócios pela primeira vez em quatro meses, bem como um novo declínio no número de funcionários.

Por outro lado, o avanço do PMI Industrial teve como destaque o crescimento do nível de emprego pela primeira vez em mais de dois anos. Isto se deve à maior entrada de novos trabalhos, ao mesmo tempo em que os estoques diminuíram novamente.




Zona do Euro: Confiança do Investidor atinge alto patamar

Na manhã de ontem (06/11), o Instituto Sentix divulgou seu Indicador de Confiança do Investidor referente ao mês de novembro. Pelo terceiro mês seguido o índice avançou, desta vez passando de 29,7 pontos para 34,0 pontos, sendo este o maior patamar desde agosto de 2007. Mais uma vez, o aumento da confiança é explicado pelo indicador de situação atual, que nesta leitura atingiu maior pontuação desde setembro de 2007, em 45,8 pontos ante 41,8 de outubro. As expectativas também tiveram um bom desempenho e cresceu pelo terceiro mês seguido, de 18,3 para 22,8 pontos.



O índice da Alemanha alcançou seu maior nível histórico em novembro, subindo 4,7 pontos para 42,4 pontos. Nesta leitura, além do indicador de situação atual também registrar maior pontuação da série histórica, em 71,8 pontos, o indicador das expectativas apresentou uma ligeira melhora, após passar os últimos três meses num baixo nível, de 13,0 para 16,3 pontos.

Da mesma forma, o indicador sentix referente aos principais mercados globais registrou 27,3 pontos ante 23,6 do mês passado e também atingiu maior patamar desde julho de 2007. Tanto a situação atual quanto o componente de expectativas avançaram no período (39,0 pontos ante 34,1 e 16,2 pontos ante 13,6, respectivamente). Entre alguns destaques, Estados Unidos atingiu maior pontuação histórica do indicador de situação atual (48,8 pontos) e o Japão começou a exibir uma retomada ao entrar em fase de boom, com 27,3 pontos ante 22,9.

Zona do Euro: Vendas no varejo avançam em setembro

O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou na manhã de hoje (07/11) o volume das vendas no varejo para Zona do Euro e União Europeia referentes ao mês de setembro. De acordo com a publicação, o volume de vendas no primeiro grupo cresceu 0,7% frente ao mês anterior, enquanto o segundo teve variação positiva da ordem de 0,3% na passagem mensal. Na comparação interanual, tanto a Zona do Euro quanto a União Europeia viram o volume de vendas do seu setor varejista crescer (3,7% e 3,5%, respectivamente).



Na abertura entre os grupos de despesa, a publicação ressalta que o resultado positivo de setembro para a Zona do Euro se deve, principalmente, ao avanço de 1,3% nas vendas do grupo Alimentos, bebida e tabaco, e de 0,5% do grupo Produtos não-alimentícios. Para a União Europeia, o saldo do indicador geral reflete, acima de tudo, o crescimento das vendas do grupo Alimentos, bebida e tabaco (variação de 0,9% na passagem mensal).

Na abertura entre as maiores economias da Zona do Euro, todas apresentaram variações positivas do indicador entre agosto e setembro. A França teve o melhor resultado (1,2%), seguida por Alemanha (0,5%), Espanha (0,4%) e Itália (0,3%). De acordo com a publicação, Irlanda (+1,4%), Dinamarca e Luxemburgo (ambos com +1,3%) tiveram os melhores resultados para setembro na abertura geral. Reino Unido (-2,2%), por sua vez, foi o destaque negativo desta leitura.
 



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr