Informativo eletrônico - Edição 2295Quarta-Feira, 06 de dezembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI Brasil: Indicador composto apresenta contração em novembro

Economia Internacional

  • Markit: Atividade econômica mundial segue em forte ritmo de expansão

Dados da Economia Brasileira




 
PMI Brasil: Indicador composto apresenta contração em novembro

Divulgado ontem (05/12) pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) recuou 0,6 ponto na passagem mensal a atingiu 48,9 pontos em novembro. Com o resultado, o índice permaneceu abaixo do nível crítico de 50,0 pontos pelo segundo mês consecutivo. É também a segunda leitura consecutiva de queda do indicador, que atingiu seu menor nível desde junho deste ano.



De acordo com a publicação, este movimento pode ser atribuído ao fraco desempenho no setor de serviços, com queda de 1,9 ponto do PMI de Serviços. Em novembro, o indicador registra 46,9 pontos. Nem mesmo a forte expansão da produção industrial, cujo indicador avançou 2,3 pontos, foi suficiente para compensar a queda do indicador de serviços.

O fraco desempenho do setor observado em novembro se deu, entre outros pontos destacados pela publicação, pela menor confiança. Também foram mencionados cortes de pessoal entre as empresas e que influenciaram negativamente o nível de emprego. Como ponto positivo, destaca-se a quantidade de novos trabalhos recebida pelos provedores de serviços. Esta, contudo, aumentou apenas marginalmente.

Já o avanço do PMI Industrial - que atingiu 53,5 pontos em novembro, tendo sua maior alta em 81 meses - teve como destaque a contribuição dos mercados externos para o aumento no total de novos pedidos. Outros destaques foram o volume de produção, que se expandiu ao maior ritmo em 5 anos, e a taxa de criação de empregos, com a contratação de novos funcionários pelo setor - bem como o aumento dos níveis de compra e a redução de seus estoques.


 
Markit: Atividade econômica mundial segue em forte ritmo de expansão

Nesta quarta-feira (06/12) a Markit juntamente com a JP Morgan divulgaram o resultado do Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto Mundial do mês de novembro. A atividade global permaneceu em forte expansão no penúltimo mês do ano, atingindo o maior nível em dois anos e meio ao chegar nos 54,0 pontos nesta leitura. Vale lembrar que leituras acima de 50,0 pontos sinalizam expansão.

Foi verificada melhora no volume de novos pedidos (de 54,1 para 54,7 pontos), ao passo que o volume de empregados exibiu o mesmo ritmo do mês anterior (de 52,7 pontos).

O resultado reflete a aceleração do setor manufatureiro, que atingiu a maior taxa de expansão desde fevereiro de 2011, ao passo que o setor de serviços apresentou a menor taxa dos últimos quatro meses, embora permaneça em patamar elevado.

Dentre os países abordados, foi relatada maior expansão na China, Rússia e Austrália. Já nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Índia o ritmo de crescimento foi menor.






 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr