Informativo eletrônico - Edição 2305Quarta-Feira, 20 de dezembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Monitor do PIB cresce 0,1% em outubro
  • FUNCEX: Termos de troca caem em novembro
Dados da Economia Brasileira




FGV: Monitor do PIB cresce 0,1% em outubro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) divulgou hoje (23/11) os resultados do Monitor do PIB referente ao mês de outubro. De acordo com a publicação, o produto brasileiro cresceu 0,1% em relação ao mês anterior, livre de influências sazonais. Em setembro, houve variação positiva de 0,2%. Na comparação frente a outubro de 2016, o PIB cresceu em 2,6%. Cabe ressaltar que pela primeira vez depois de 32 meses (desde fevereiro de 2015) o PIB acumulado em 12 meses voltou a ser positivo, ao passar de -0,2% para 0,4%.



Na abertura pela ótica da demanda, Consumo das Famílias se manteve em cenário positivo ao alcançar 0,2% de avanço na passagem mensal ante 0,8% em setembro. Completando o terceiro mês seguido de alta, Formação Bruta de Capital Fixo acelerou ligeiramente para 0,7% ante 0,6% da última leitura. Consumo do Governo teve forte queda de 1,2% após ter crescido em 0,3%. Pelo setor externo, Importações passaram de uma variação positiva de 4,9% para -4,9%, enquanto que Exportações passaram de -0,3% para 0,0% neste mês referente. Abaixo, a dinâmica dos últimos doze meses para cada componente, com destaque para o Consumo das Famílias e sua primeira taxa de crescimento acumulado desde agosto de 2015.



Pela ótica da oferta, o setor de Serviços avançou no período, embora tenha desacelerado para 0,1% ante 0,2% de setembro. Na abertura dentro do setor, destaque para Comércio (0,2% ante 0,6%) e Transportes (1,0% ante 0,4%). No que tange o setor industrial, foi registrado estabilidade na passagem mensal ante crescimento de 0,4% no mês anterior. Extrativa Mineral e Indústria da Transformação mantiveram as mesmas taxas da última leitura (0,4% e 0,3%, respectivamente), enquanto que Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) e Construção tiveram queda no período, de 0,3% e 0,7%, respectivamente. Por fim, o setor Agropecuário teve seu sexto mês consecutivo com queda, desta vez em -0,6% ante -1,8%. Contudo, vale lembrar que este setor teve forte avanço nos dois primeiros meses do ano, com alta acumulada de 14,4%. Abaixo, dinâmica dos últimos doze meses para cada componente.



FUNCEX: Termos de troca caem em novembro

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) divulgou hoje (20/12) o Índice de Termos de Troca referente a novembro. Após ter crescido 0,4% em outubro, o índice recuou 2,2% neste mês. A queda de novembro do indicador interrompe uma alta de três leituras consecutivas.


O movimento observado na passagem mensal reflete a redução do preço das exportações (-1,5%) associada à alta do preço de importados (0,7%). A queda no valor das exportações também foi observada em seu quantum (-5,6%). O mesmo ocorre com as importações, cujo quantum apresentou ligeira alta em relação ao mês anterior (0,6%). Na comparação interanual, o preço das exportações teve alta de 0,4%, enquanto os importados cresceram 5,4%. Combinadas, as variações resultam em queda anual de 4,8% no índice total.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr