Informativo eletrônico - Edição 2318Quarta-Feira, 24 de janeiro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • ZEW: Sentimento econômico avança nas principais economias globais
  • Zona do Euro: Prévia do PMI aponta forte crescimento em janeiro
  • Zona do Euro: Prévia da confiança do consumidor atinge patamares históricos

Dados da Economia Brasileira




 
ZEW: Sentimento econômico avança nas principais economias globais

O instituto alemão ZEW divulgou na manhã de ontem (23/01) o Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referente a janeiro. O indicador se recuperou da queda em dezembro, atingindo o patamar de 20,4 pontos ante 17,4 registrados no mês anterior. Em relação a mensuração da média móvel trimestral, a pontuação subiu para 18,8 pontos ante 17,9 no trimestre anterior.



O indicador de avaliação das condições atuais continua em forte ascensão e cresceu 5,9 pontos na passagem mensal, atingindo 95,2 pontos, sendo esta a maior pontuação da série histórica iniciada em dezembro de 1991. Dentre seus componentes, destaque para a variável de consumo privado, que iniciou o ano com boas perspectivas para os próximos meses, após já ter sido o principal motor do crescimento econômico em 2017. A avaliação do ambiente global também inicia o ano de forma positiva quando comparado ao fim do ano passado.

O Instituto ZEW também divulgou resultados do índice para as principais economias mundiais. O Índice de Sentimento Econômico para a Zona do Euro reverteu queda do mês passado ao avançar 2,8 pontos e atingir a marca de 31,8 pontos. Por sua vez, a avaliação da situação atual atingiu 56,4 pontos, um crescimento de 5,7 pontos. Enquanto para os Estados Unidos a pontuação do sentimento econômico foi 15,8 pontos maior do que em dezembro, atingindo 30,9 pontos, e a avaliação da situação atual cresceu 4,3 pontos, chegando a uma pontuação de 81,9 em janeiro.

Zona do Euro: Prévia do PMI aponta forte crescimento em janeiro

O Instituto Markit divulgou hoje (24/01) resultados preliminares do Índice Gerente de Compras (PMI, em inglês) para a Europa referentes a janeiro. A prévia indica alta do PMI Composto europeu ao atingir 58,6 pontos nesta leitura (ante 58,1 pontos em dezembro). É a maior pontuação do índice em 12 anos, desde junho de 2006. A média móvel trimestral do indicador também cresceu, registrando 58,1 pontos - seu melhor resultado desde setembro de 2006.



Na abertura entre os componentes do PMI, destaque para a alta do PMI de Serviços, que avançou 1,0 ponto na passagem mensal e registrou 57,6 pontos em janeiro. É a pontuação mais elevada do índice desde agosto de 2007. Entretanto, o PMI Industrial teve queda de 1,0 ponto na passagem entre dezembro e janeiro, registrando 59,6 pontos nesta leitura.



A alta do PMI pode ser atribuída principalmente ao crescimento de novos negócios. Apesar de um pico menor do que o observado em dezembro, o fluxo de novos pedidos (que é o segundo maior desde julho de 2007) também contribuiu para o resultado desta leitura. A publicação também ressalta o crescimento do otimismo para o próximo ano por parte das empresas, bem como a criação de empregos, que foi a maior desde setembro de 2000.

Zona do Euro: Prévia da confiança do consumidor atinge patamares históricos

A Comissão Europeia (EC, em inglês) divulgou hoje (24/01) os resultados preliminares para o Indicador de Confiança do Consumidor referente ao mês de janeiro. Para a Zona do Euro, o indicador apresentou seu sexto mês consecutivo de avanço, atingindo a marca de +1,3; 0,8 ponto maior do que em dezembro. Este resultado se mantém bem acima da média histórica (iniciada em janeiro de 1985) e alcança a maior marca desde agosto de 2000 (+2,0 pontos), consolidando a retomada da atividade econômica europeia.

Da mesma forma, a União Europeia cresceu pelo terceiro mês seguido e ainda de forma mais intensa quando comparado aos dois meses anteriores. Ao passar de -0,6 para +0,4 pontos neste mês referente, o patamar alcançado é o maior desde janeiro de 2001 (+0,5 pontos). O resultado também se manteve bem acima da média histórica (-11,1 pontos).






 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr