Informativo eletrônico - Edição 2357 Terça-feira, 27 de março de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança da indústria tem nova alta em março
  • FGV: Confiança do comércio avança pelo sétimo mês seguido

Economia Internacional

  • CPB: Fluxo de comércio mundial cresce em janeiro
  • Zona do Euro: Confiança na Economia tem queda generalizada em março

Dados da Economia Brasileira




FGV: Confiança da indústria tem nova alta em março

Divulgado nesta manhã pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,3 ponto em março, registrando 101,7 pontos - seu maior resultado desde agosto de 2013. Vale lembrar que fevereiro havia sido a primeira leitura desde setembro de 2013, na qual o indicador ultrapassou a linha de 100,0 pontos e voltou a sinalizar expansão da atividade. Com o resultado mensal, a média móvel trimestral do ICI foi de 99,7 a 100,5 pontos.



Em março, ambos os componentes do ICI tiveram alta. O destaque desta leitura fica com o Índice de Expectativas (IE), que avançou 1,4 ponto entre o segundo e o terceiro mês do ano e registrou 102,8 pontos - melhor resultado desde junho de 2013. O Indicador de Situação Atual (ISA) avançou 1,2 ponto e registrou 100,6 pontos no período.

Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) também avançou nesta leitura e atingiu seu maior nível desde junho de 2015, com 76,1% de utilização ante 75,6% de fevereiro, na série ajustada sazonalmente.



FGV: Confiança do comércio avança pelo sétimo mês seguido

Divulgado hoje pela manhã (27/03), o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou crescimento de 1,4%, passando de 95,5 para 96,8 pontos. Esta é a sétima alta seguida do indicador, atingindo o maior nível desde abril de 2014 (97,8 pontos). Da mesma forma, sua média móvel trimestral também cresceu pelo sétimo mês seguido, de 95,2 para 95,8 pontos, e atingiu maior patamar desde maio de 2014 (97,4 pontos). Vale lembrar que leituras acima de 100,0 pontos indicam otimismo.


Na abertura entre seus componentes, ambos contribuíram positivamente para o ICOM. O Índice de Situação Atual (ISA) cresceu em 0,8%, após duas fortes altas em janeiro (2,8%) e fevereiro (5,5%). Com 93,5 pontos, o subindicador atingiu o maior nível desde junho de 2014 (96,5 pontos). Enquanto o Índice de Expectativas (IE) voltou a ultrapassar a linha dos 100,0 pontos e cresceu em 1,8% na passagem mensal, para 100,2 pontos. Na última leitura, o subindicador havia caído 3,9%, para 98,4 pontos, voltando assim para a sinalização de pessimismo.

A publicação ainda destaca a escalada da média móvel trimestral do ISA, que neste mês cresceu em 2,6 pontos. Essa evolução é consistente desde o começo do ano e, associado com a calibragem da média móvel trimestral do IE (redução de 1,4 ponto nesta leitura), a diferença entre os dois índices ficou em 8,9 pontos, a menor desde fevereiro de 2016 (8,0 pontos) e distante da maior diferença (21,4 pontos), observada em outubro de 2016.





CPB: Fluxo de comércio mundial cresce em janeiro

A Netherlands Bureau for Economic Policy Analysis divulgou na última sexta-feira (27/03) o levantamento do Comércio Mundial referente ao mês de janeiro. Livre de influências sazonais, o comércio mundial expandiu pelo terceiro mês seguido, com alta de 0,9% frente a dezembro. Vale destacar ainda que, em dezembro a alta fora de 0,3% e em novembro o indicador apresentou expansão de 2,9%.



As importações foram o que tiveram maior contribuição para o crescimento mensal, ao passo que avançou em 2,3% no mês de janeiro. Na última leitura, o fluxo de importações havia estagnado em relação ao mês anterior. As exportações, por sua vez, tiveram queda de 0,4% ante alta de 0,6% em dezembro.

Na abertura entre países, destaque para os países emergentes, com forte crescimento de 3,3% do fluxo de comércio na passagem mensal. Em dezembro, o grupo países havia retraído em 0,6% após, no mês anterior terem crescido expressivamente em 4,5%. Em relação ao grupo de países com economia avançada, depois de dois meses seguidos de avanço, de 1,7% em novembro e 1,0% em dezembro, nesta leitura o grupo de países teve queda de 0,4% em seu fluxo comercial.



Por fim, ainda no relatório do CPB, a produção industrial mundial apresentou estagnação em janeiro ante alta de apenas 0,2% no mês anterior. Na abertura de países, os países emergentes expandiram em 1,5% sua produção (ante 0,1% de dezembro), enquanto que as economias desenvolvidas recuaram 1,0% ante 0,4%. Destaque para a forte expansão da Ásia Emergente, que representa 26,1% da produção mundial total, e cresceu 1,9% no mês referente.

Zona do Euro: Confiança na Economia tem queda generalizada em março

Divulgado nesta manhã pelo European Commission, o indicador de sentimento econômico (ESI) da Zona do Euro teve queda de 1,6 ponto em março, registrando 112,6 pontos no período. De acordo com a publicação, apesar de esta ser a terceira queda consecutiva do indicador, seu nível ainda permanece bastante elevado.



A deterioração do sentimento econômico da Zona do Euro é resultado de quedas generalizadas nos setores. Houve recuo acentuado na confiança da indústria (-1,6), dos serviços (-1,3), do comércio varejista (-2,9) e dos serviços financeiros (-5,4). A confiança inalterada dos consumidores (0,0) refletiu a compensação das expectativas positivas ​​sobre o emprego e a situação financeira das famílias pelas avaliações negativas da situação econômica futura geral e piores expectativas de poupança dos consumidores. O aumento da confiança na construção (0,9), única alta na leitura, foi impulsionado por revisões altistas das expectativas de emprego e do nível de encomendas para o setor.

Em março, o ESI teve queda em todas das cinco maiores economias da Zona do Euro. O destaque fica com Alemanha (-2,4), que foi seguida por Itália (-1,8), Espanha (-1,2), Holanda (-0,5) e França (-0,4).



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr