Informativo eletrônico - Edição 2377 Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Após sete altas consecutivas, confiança do comercia tem leve queda em abril
  • Ibre/FGV: Confiança do construtor recua em abril


Dados da Economia Brasileira




Ibre/FGV: Após sete altas consecutivas, confiança do comercia tem leve queda em abril

Divulgado nesta manhã pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) teve ligeira queda em abril, ao recuar 0,1 ponto na passagem mensal e registrar 96,7 pontos, na série ajustada sazonalmente. A queda ocorre após uma sequência de sete altas consecutivas. Pela métrica de médias móveis trimestrais, contudo, o indicador avançou pela oitava leitura consecutiva, indo de 95,8 para 96,3 pontos. Em abril de 2017, o ICOM registrava 86,6 pontos.



O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 0,6 ponto em abril, atingindo 94,1 pontos - seu maior valor desde junho de 2014 -, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,8 ponto, atingindo 99,4 pontos no período.

Nesta leitura, sete dos 13 segmentos levantados pela pesquisa tiveram alta. De acordo com a publicação, a piora das expectativas do comércio em abril foi determinada pelo segmento de não duráveis - cujo índice de expectativas dos revendedores recuou 2,9 pontos no período e reverteu a tendência de alta dos últimos meses.



Ibre/FGV: Confiança do construtor recua em abril

O Índice de Confiança da Construção (ICST) referente ao mês de abril, divulgado hoje (25/04) pelo Ibre/FGV, apresentou ligeira queda de 0,1 ponto em relação a março, registrando 82,0 pontos na série livre de influências sazonais. Na média móvel trimestral, o indicador voltou a recuar após 8 meses seguidos de alta, para 81,8 pontos ante 82,0 do mês passado. Este nível continua bem abaixo da linha dos 100,0 pontos que sinaliza expansão da atividade.



Na abertura entre seus componentes, a queda do indicador geral é atribuída ao Índice de Expectativas (IE-ICST), que voltou ao mesmo patamar de fevereiro com 92,7 pontos ante 93,2 pontos de março. Dentro do IE-ICST, a variável que mais impactou a queda do componente foi a tendência de negócios para os próximos seis meses, com queda de 1,0 ponto na passagem mensal.

No que tange ao Índice de Situação Atual, este apresentou melhora pelo segundo mês seguido e passou de 71,4 para 71,7 pontos. Mesmo assim, a pontuação ainda permanece abaixo da linha dos 100,0 pontos bem como da média histórica de 87,7 pontos.



Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) se manteve no mesmo nível registrado em março, com 65,0%. Desde que atingiu o maior nível dos últimos 23 meses em janeiro (66,2%) o indicador não apresenta alta em sua proporção.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr