Informativo eletrônico - Edição 2389 Terça-feira, 15 de maio de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Volume de prestação de serviços cai no primeiro trimestre de 2018

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Prévia do PIB indica crescimento de 0,4% no primeiro trimestre
  • Zona do Euro: Produção Industrial volta a crescer em março


Dados da Economia Brasileira 





IBGE: Volume de prestação de serviços cai no primeiro trimestre de 2018

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (15/05) pelo IBGE, o volume de serviços prestados na economia brasileira caiu 0,2% em março com relação a fevereiro, já livre de efeitos sazonais. O resultado volta a ser negativo após estabilizar na última leitura (0,0%) e recuar 1,9% em janeiro.



A taxa de crescimento acumulada em doze meses, contudo, manteve trajetória de diminuição do ritmo de queda, de -2,4% em fevereiro para -2,1%. A taxa acumulada em 2018, por sua vez, atingiu -1,5% nesta leitura.



Na abertura entre os cinco grupos de atividades, apenas dois apresentaram alta em março. Serviços prestados às famílias e Serviços de informação e comunicação reverteram taxas negativas de fevereiro para voltarem a crescer neste mês, de -0,8% para 2,1% e de -0,9% para 2,3%, respectivamente. Por outro lado, Serviços profissionais, administrativos e complementares voltou ao mesmo patamar de janeiro, ao recuar em 1,8% ante crescimento de 1,8% em fevereiro, ao passo que Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (-0,8% ante -0,2%) e Outros serviços (-0,4% ante -0,7%) tiveram nova queda em março.



Por fim, o volume de prestação de serviços registrou nova queda no fechamento do primeiro trimestre de 2018, em -0,9% ante alta de 0,5% no trimestre imediatamente anterior, pela série com ajuste sazonal. É a terceira leitura negativa das últimas quatro, evidenciando a dificuldade do setor de reverter o quadro de crise dos últimos anos.





Zona do Euro: Prévia do PIB indica crescimento de 0,4% no primeiro trimestre

Divulgada hoje pelo Eurostat, o departamento de estatísticas europeu, a prévia do PIB apontou crescimento de 0,4% no primeiro trimestre do ano em comparação com o trimestre anterior tanto para a Zona do Euro quanto para a União Europeia, na série ajustada sazonalmente. No quarto trimestre de 2017, os produtos da Zona do Euro e da União Europeia tiveram alta de 0,7% e 0,6%, respectivamente.



Na comparação interanual, isto é, com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB cresceu 2,5% (ante 2,8% no trimestre anterior) na Zona do Euro e 2,4% (ante 2,7%) na União Europeia.

De acordo com os dados preliminares, o PIB alemão teria crescido 0,3% (ante 0,6%) no primeiro trimestre deste ano frente ao trimestre anterior; o produto espanhol, 0,7% (ante 0,7%); o francês, 0,3% (ante 0,7%); e, finalmente, o italiano, 0,3% (ante 0,3%). Nenhum país teve variação negativa nesta leitura.

Zona do Euro: Produção Industrial volta a crescer em março

O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou nesta terça-feira (15/05) o seu índice de produção industrial referente ao mês de março. Na série com ajuste sazonal, a produção industrial voltou a crescer após três meses seguidos de queda, com taxa de 0,5% ante -0,9% de fevereiro. Na comparação interanual, a indústria teve acréscimo de 3,0% nesta leitura.



Na análise da União Europeia como um todo, a produção industrial teve crescimento de 0,4% ante queda de 0,7% em fevereiro e de 0,4% em janeiro. Na comparação frente a março do ano passado, o índice avançou 3,0%.



Na abertura entre categorias de uso, destaque para os Bens de Consumo, com os Duráveis crescendo em 1,5% neste mês e os Não Duráveis em 1,1%. Energia, por sua vez, cresceu 0,8% após ter forte avanço de 6,7% no mês anterior. Por outro lado, Bens de Capital e Intermediários recuaram no período, em -0,6% e -0,1%, respectivamente.

Por fim, na abertura entre as quatro principais nações europeias, apenas a França teve queda em sua produção industrial em março, de 0,4%. Assim, as outras três cresceram nesta leitura, a saber: Alemanha, em 1,1%; Itália, em 1,2% e Espanha, em 1,4%.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr