Informativo eletrônico - Edição 2392 Sexta-feira, 18 de maio de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FUNCEX: Termos de troca recua em abril

Economia Internacional

  • EUA: Indicadores antecedente e coincidente avançam novamente em abril


Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira 






FUNCEX: Termos de troca recua em abril

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) divulgou ontem (18/05) o Índice de Termos de Troca referente a abril. Na comparação frente ao mês anterior, o índice recuou 0,9%. É a segunda baixa no ano de 2018, que estabilizou em março, recuou 1,2% em fevereiro e cresceu 2,0% no primeiro mês do ano.



O movimento observado na passagem mensal reflete a maior valorização dos preços dos produtos importados brasileiros, em 3,3%, ao passo que os preços dos produtos exportados avançaram 2,4%. Em termos de quantum, exportações e importações tiveram variação negativa na comparação frente a março, em -2,5% e 7,0%, respectivamente.

Na abertura entre grandes grupos econômicos, a queda nas exportações ocorreu em todos segmentos (Básicos, em -9,8%, Semimanufaturados, em -3,4%, e Manufaturados, em -3,8%). Por outro lado, pelas importações, a baixa em abril não foi refletida para a categoria de uso de Bens de Capital, que cresceu 0,5% na passagem mensal. O mesmo não foi observado em Bens Intermediários (-1,8%), Bens de Consumo Não Duráveis (-1,2%) e Duráveis (-1,0%).



EUA: Indicadores antecedente e coincidente avançam novamente em abril

Divulgado nesta quinta-feira (17/05) pelo The Conference Board, o indicador antecedente da economia americana (Leading Economic Index - LEI) avançou 0,4% em abril, para 109,4 pontos. O resultado assinala a sétima alta consecutiva do indicador, que em março também havia crescido 0,4%. Assim, a média móvel trimestral do indicador desacelera ligeiramente, de 0,6% para 0,5%, mas mantem sua trajetória de expansão observada nos últimos dois anos.



O indicador coincidente (Coincident Economic Index - CEI) para a economia americana, por sua vez, avançou 0,3% em abril, atingindo 103,5 pontos. O resultado ocorre após uma alta de 0,2% em março. Já o indicador de defasagem da economia (Lagging Economic Index - LAG) cresceu 0,3% no período, registrando 104,7 pontos. Este resultado, contudo, sucede uma queda de 0,1% no mês anterior.

De acordo com o The Conference Board, os resultados positivos de abril e a contínua tendência de alta dos indicadores sugerem a manutenção de um crescimento sólido no segundo semestre de 2018 nos EUA. A publicação ressalta, contudo, que a taxa de crescimento de seis meses do indicador antecedente vem sofrendo uma ligeira desaceleração nas últimas leituras, apontando um crescimento um tanto mais moderado.







 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr