Informativo eletrônico - Edição 2403 Quarta-feira, 06 de junho de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:


Economia Brasileira

  • PMI: Índice de atividade sofre deterioração em maio

Economia Internacional

  • EUA: PMI Composto apresenta forte aceleração

Dados da Economia Brasileira 






PMI: Índice de atividade sofre deterioração em maio

Divulgado ontem (05/06) pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) referente ao mês de maio voltou a retrair depois de quatro meses, ao ter sua pontuação registrada em 49,7 ante 50,6 pontos de abril. É a terceira queda consecutiva de pontuação do indicador. Por outro lado, a média móvel trimestral do indicador continua acima dos 50,0 pontos (isto é, indicando expansão de atividade) e passou de 51,7 para 50,6 pontos.



Na abertura setorial, ambos tiveram redução de pontuação na passagem mensal. Assim como o indicador composto, o PMI de Serviços também voltou a sinaliza retração de atividade, com a pontuação atingindo 49,5 ante 50,0 pontos de abril. Sua média móvel trimestral passou de 51,0 para 50,0 pontos.

Já no PMI Industrial, a queda de pontuação foi maior do que no setor de serviços, contudo ainda permaneceu acima dos 50,0 pontos, ao retraiu de 52,3 para 50,7 pontos, o menor nível dos últimos 10 meses. Sua média móvel trimestral passou de 53,0 para 52,1 pontos.

Segundo a publicação, houve uma deterioração generalizada do PMI de Serviços, uma vez que a atividade de negócios, o nível de emprego e o número de pedidos em atraso sofreram contrações mais intensa do que na última leitura, ao passo que o número de novos negócios cresceu a um menor ritmo. Pelo lado da indústria, as avaliações são ligeiramente mais positivas que em serviços, dado que produção e novos pedidos seguem aumentando, ainda que em menor ritmo. Por outro lado, a depreciação cambial levou o nível de preço dos insumos a um dos maiores níveis em dois anos, adiando a decisão dos empresários de comprar insumos.



EUA: PMI Composto apresenta forte aceleração

O Instituto Markit divulgou ontem (06/06) o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) dos Estados Unidos referente ao mês de maio. O indicador apresentou forte aceleração do crescimento em relação ao mês de abril, ao passar de 54,9 para 56,6 pontos. É o maior nível desde abril de 2015. Sua média móvel trimestral teve ligeiro avanço e passou de 55,0 para 55,2 pontos.



Na abertura setorial, a maior pontuação deste mês foi devida exclusivamente ao PMI de Serviços, que teve aumento de 2,2 pontos na passagem mensal, atingindo assim 56,8 pontos. Também é a maior pontuação desde abril de 2015. A média móvel trimestral, por sua vez, passou de 54,8 para 55,1 pontos.

Em sentido oposto, o PMI Industrial se manteve praticamente estável, com uma pequena redução de 0,1 ponto, para 56,4 pontos. Assim, continua apresentando expansão da atividade (leituras acima de 50,0 pontos). No que tange a média móvel trimestral, por outro lado, apresentou novo aumento (9º seguido) e passou de 55,9 para 56,2 pontos.

Na avaliação do Instituto Markit, além do ótimo desempenho do PMI Composto em maio, o nível de confiança dos empresários para os próximos doze meses chegou a um dos maiores patamares dos últimos três anos. Estes dois fatores dão consistência para a projeção de forte crescimento do PIB no segundo trimestre. No entanto, assim como nos outros meses, a inflação de custos, tanto para a indústria como para serviços, vem se acelerando continuamente. Nesta leitura, a pontuação da variável de preços dos insumos chegou a maior pontuação dos últimos sete anos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr