Informativo eletrônico - Edição 2442 Quarta-feira, 01 de agosto de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista tem forte alta em junho

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PIB cresce 0,3% no segundo trimestre
  • EUA: Confiança do consumidor volta a avançar em julho

Dados da Economia Brasileira 





Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista tem forte alta em junho

Foram divulgados na tarde de ontem (31/07) pela Fiesp/Ciesp os resultados do Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista referente ao mês de junho. O indicador avançou 12,1% em junho, na série com ajuste sazonal. O resultado ocorre após a queda de 10,8%, na série também com ajuste sazonal, resultante da greve dos caminhoneiros ocorrida em maio. Na comparação interanual, isto é, com junho de 2017, o nível de atividade cresceu 4,2%.



A taxa acumulada em 2018 registrou ganho de 4,0% frente a igual período de 2017, ante 4,0% em maio. Já no acumulado em 12 meses, a alta é de 5,5%, a mesma da leitura anterior.



Entre os três componentes do indicador, todos avançaram na passagem mensal. A variável Total de Vendas Reais (TVR) foi o destaque desta leitura, com alta de 24,7% (ante queda de 16,6% em maio). As variáveis Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) e Horas Trabalhadas na Produção avançaram 1,2 p.p. e 0,9%, respectivamente, ante quedas de 1,9 p.p. e 2,0%, nesta ordem.

Nesta leitura, a alta do INA foi difundida em 18 dos 20 setores analisados pela pesquisa. Destaque para o aumento da atividade dos setores de Outros equipamentos de transporte (+24,6%); Metalurgia (+20,4%); e Veículos automotores (+19,6%). Abaixo, a taxa acumulada em 12 meses para cada setor.



Com o resultado mensal, o INA fechou o 2º trimestre do ano com queda de 2,8%, descontados os efeitos sazonais. A queda, que ocorre após ganho de 0,5% no 1º trimestre, reverte uma sequência de seis leituras de alta consecutivas.





Zona do Euro: PIB cresce 0,3% no segundo trimestre

Na tarde de ontem, o Eurostat (departamento de estatísticas europeu) divulgou a estimativa preliminar do PIB para o segundo trimestre. Na passagem trimestral, o Eurostat aponta um crescimento de 0,3% para a Zona do Euro e de 0,4% para a União Europeia, na série com ajuste sazonal. As altas ocorrem após crescimento de 0,4% no primeiro trimestre para ambas as regiões, na série também ajustada sazonalmente.



Na comparação interanual, isto é, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a alta estimada foi de 2,1% para a Zona do Euro e de 2,2% para a União Europeia. No trimestre anterior, as variações interanuais haviam sido positivas em 2,5% e 2,4%, respectivamente.

EUA: Confiança do consumidor volta a avançar em julho

Divulgada na tarde de ontem (31/07) pelo The Conference Board, o índice de confiança do consumidor americano registrou ligeira alta ao passar de 127,1 pontos em junho para 127,4 pontos em julho.

A alta do indicador geral, que ocorre após uma leitura de modesta queda no mês anterior, é explicada pelo avanço do Índice de Situação Atual, um de seus componentes, que foi de 161,7 para 165,9 pontos na passagem mensal. Seu outro componente, o Índice de Expectativas, teve queda no período, passando de 104,0 para 101,7 pontos.

De acordo com o The Conference Board, a melhora da avaliação dos consumidores sobre as condições atuais sugere que o crescimento da economia americana permanece sólido. No entanto, enquanto as expectativas continuam a refletir otimismo em relação às perspectivas econômicas de curto prazo, as quedas consecutivas do Índice de Expectativas sugerem que estes consumidores não esperam uma aceleração deste crescimento.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr