Informativo eletrônico - Edição 2456 Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Fiesp/CNI: Confiança empresarial cresce novamente em agosto
  • Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial sinaliza nova queda em agosto


Dados da Economia Brasileira





Fiesp/CNI: Confiança empresarial cresce novamente em agosto

Divulgado ontem (21/08) pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Indicador de Confiança Empresarial da Indústria (ICEI) teve sua segunda leitura consecutiva de alta em agosto, passando de 50,2 para 53,3 pontos. Acima dos 50,0 pontos, o indicador mantém a sinalização de otimismo no setor.

Ambos os componentes do ICEI registraram alta no período. O Indicador de Condições exibiu novamente a maior variação, passando de 43,6 para 47,2 pontos, enquanto o Indicador das Expectativas avançou de 53,5 para 56,3 pontos. Tanto o indicador de condições como o de expectativas haviam avançado em julho.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) também divulgou o ICEI para o estado de São Paulo. Em agosto, o índice paulista seguiu o índice nacional e avançou pela segunda leitura consecutiva, de 48,3 para 49,5 pontos. Apesar da alta, o ICEI do estado permanece abaixo dos 50,0 pontos, sinalizando pessimismo no setor industrial local.

Entre os componentes do ICEI paulista, ambos cresceram em agosto. Enquanto o Indicador de Condições avançou de 43,6 para 45,5 pontos, sua segunda alta consecutiva, o Indicador de Expectativas passou de 50,7 para 51,6 pontos, revertendo uma sequência de cinco leituras de queda e consolidando o vigésimo mês seguido de sinalização de otimismo.



Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial aponta nova queda em agosto

Divulgada nesta manhã pelo Ibre/FGV, a prévia da sondagem da indústria de agosto sinaliza queda de 0,8 ponto do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a julho, na série com ajuste sazonal. Confirmado o resultado, o ICI registraria 99,3 pontos, seu menor patamar desde novembro de 2017, na série também ajustada sazonalmente.



De acordo com a publicação, a queda do indicador resultaria da menor satisfação dos empresários do setor com o momento presente. Assim, o Índice da Situação Atual (ISA) cairia 2,4 pontos, para 96,6 pontos. O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, iria na contramão ao avançar 0,8 ponto, para 101,9 pontos.

A prévia de agosto sinaliza ainda estabilidade do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor, que permanece no mesmo patamar de julho (75,7%).






 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr