Informativo eletrônico - Edição 2462 Quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Incerteza recua novamente em agosto, mas permanece elevada
  • Ibre/FGV: Confiança dos serviços avança novamente


Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Incerteza recua novamente em agosto, mas permanece elevada

Divulgado nesta manhã pelo Ibre/FGV, o Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) recuou de 115,7 pontos em julho para 114,2 pontos em agosto. Apesar do resultado, que representa a segunda leitura de queda consecutiva, o indicador permanece na região de incerteza elevada (acima de 110,0 pontos) pelo sexto mês consecutivo. Vale lembrar que, quanto maior a pontuação do indicador, maior a incerteza em relação à economia doméstica.

Pela métrica de médias móveis semestrais, o IIE-Br cresceu pela sexta leitura consecutiva, atingindo 117,5 pontos - o maior nível por esta métrica desde setembro de 2016.



A queda da incerteza observada em agosto foi disseminada pelo componente Expectativa, que recuou 8,2 pontos e contribuiu com -1,8 ponto para o índice geral. O componente Mídia, por sua vez, avançou 0,3 ponto e deu contribuição de 0,3 ponto para o índice geral.

Ibre/FGV: Confiança dos serviços avança novamente

Divulgado pelo Ibre/FGV na manhã de hoje, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou de 87,5 pontos em julho para 89,0 pontos em agosto, na série com ajuste sazonal. É a segunda alta consecutiva do indicador. Com o resultado, o maior desde abril deste ano, sua média móvel trimestral permanece estável na passagem mensal, com 87,7 pontos. Vale lembrar que o ICS se encontra desde outubro de 2013 abaixo da linha dos 100,0 pontos, indicando pessimismo no setor desde então.



Nesta leitura, a confiança avançou em 11 das 13 atividades levantadas pela pesquisa. Enquanto o Índice da Situação Atual (ISA-S) registrou estabilidade no período, com 86,7 pontos, o Índice de Expectativas (IE-S) reverteu sequência de cinco quedas consecutivas ao avançar de 88,6 para 91,5 pontos, na série também ajustada sazonalmente.

Finalmente, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de serviços, que em julho havia avançado 0,6 p.p., volta a recuar ao passar de 81,7% para 80,7% em agosto - seu menor nível de toda a série histórica.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr