Informativo eletrônico - Edição 2481 Quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Após alta isolada, confiança do comércio volta a cair

Economia Internacional

  • China: inflação anual encerra agosto em 2,3%


Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Após alta isolada, confiança do comércio volta a cair

Divulgado nesta manhã (26/09) pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) voltou a recuar após a alta isolada da última leitura, indo de 89,9 pontos em agosto para 88,7 pontos em setembro, na série com ajuste sazonal. Em setembro de 2017, o indicador registrava 89,6 pontos. Com o resultado desta leitura, o ICOM consolida sua quinta queda no ano.



De acordo com o Ibre, a queda do ICOM reflete a incerteza do setor em relação ao ritmo esperado para a economia nos últimos meses do ano. Assim, o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 2,4 pontos na passagem mensal, para 92,2 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-COM) registrou estabilidade no período, mantendo-se em 85,7 pontos - seu menor nível desde dezembro de 2017.

Em setembro, a queda da confiança se disseminou por nove dos 13 segmentos que compõem o setor levantados pela pesquisa.





China: inflação anual encerra agosto em 2,3%

Divulgado pelo NBS, o instituto de estatísticas do governo chinês, a taxa de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou de 0,3% em julho para 0,7% em agosto. Nesta leitura, os preços cresceram 0,7% nas regiões urbanas e 0,8% nas regiões rurais do país. A taxa de inflação de produtos alimentícios ficou em 2,4%, enquanto para produtos não-alimentícios foi de 0,2%. Já os preços de bens de consumo cresceram 0,8% na passagem de julho para agosto, ao passo que os preços de serviços avançaram 0,3% no período.

Em base interanual, isto é, frente a agosto de 2017, a variação do índice geral foi de 2,3%. O resultado também representa uma aceleração em relação à taxa de julho, que foi de 2,1%. Nesta métrica, os preços cresceram 2,3% tanto nas regiões urbanas, quanto nas regiões rurais. Já os preços de bens de consumo cresceram 2,1%, ao passo que os preços de serviços avançaram 2,6%.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr