Informativo eletrônico - Edição 2485 Terça-feira, 02 de outubro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Produção industrial recua 0,3% em agosto

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Inflação anual acelera em setembro
  • Zona do Euro: Preços ao produtor industrial desaceleram em agosto


Dados da Economia Brasileira





IBGE: Produção industrial recua 0,3% em agosto

Após recuar 0,1% em julho, na série com ajuste sazonal, a produção industrial nacional recuou novamente em agosto, em 0,3%, na série também ajustada sazonalmente. Com o resultado, divulgado nesta manhã pelo IBGE, o indicador acumula uma alta de 2,5% no ano e de 3,1% em doze meses (ante altas de 2,6% e 3,3%, respectivamente). Na comparação interanual, isto é, com agosto de 2017, a produção industrial teve alta de 2,0% (ante 4,1% em julho).



Na abertura entre os grandes setores, a indústria extrativa recuou 2,0% na passagem mensal, na série ajustada sazonalmente. Em julho, a produção do setor havia crescido 0,5%. A indústria de transformação também registrou queda no período, de 0,1%, após recuar 0,5% em julho. Com os resultados, os setores acumulam altas de 0,3% e 3,6% em doze meses, respectivamente.



Na abertura entre categorias de uso, apenas bens de capital e bens de consumo duráveis avançaram na passagem mensal, com altas de 5,3% e 1,2%, respectivamente. Bens intermediários registrou a maior queda, de 2,1%, sendo seguido por bens de consumo semi e não-duráveis (-0,6%). Com os resultados, os grupos acumulam altas de 9,4%, 15,0%, 2,2% e 1,0% em doze meses, respectivamente.



Por fim, entre as 26 atividades econômicas levantadas pela pesquisa, 14 recuaram nesta leitura, enquanto 12 avançaram. Abaixo, o resultado acumulado em doze meses para cada uma das atividades.





Zona do Euro: Inflação anual acelera em setembro

Divulgado nesta semana pelo Eurostat, o departamento de estatísticas europeu, a primeira estimativa do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) anualizado da Zona do Euro aponta aceleração de 2,0% em agosto para 2,1% em setembro. Um ano antes, a taxa era de 1,5%. Confirmada a prévia, o núcleo da inflação, medida que exclui preços voláteis como os de alimentos e energia, iria na contramão do índice geral ao desacelerar no período, de 1,0% para 0,9%.



Em setembro, estima-se que as maiores taxas anuais foram registradas, na ordem, nos grupos energia (9,5%, ante 9,2% em setembro), alimentos, álcool e tabaco (2,7%, ante 2,4%), serviços (1,3%, a mesma taxa do mês anterior) e bens industriais não-energéticos (0,4%, ante 0,4%).

Zona do Euro: Preços ao produtor industrial desaceleram em agosto

Divulgado nesta manhã (02/10) pelo Eurostat, o departamento oficial de estatísticas europeu, o índice de preços ao produtor do setor industrial cresceu 0,3% entre julho e agosto na Zona do Euro. Para a União Europeia, a alta também foi de 0,3%. Na última leitura, os indicadores haviam registrado crescimento de 0,7% na Zona do Euro e 0,5% na União Europeia.



Na comparação interanual, isto é, com agosto de 2017, o índice de preços ao produtor do setor industrial cresceu 4,2% na Zona do Euro e 4,7% na União Europeia. O resultado representa, para ambas as regiões, uma desaceleração em relação à leitura anterior (4,3% e 4,9%, respectivamente).



A alta mensal registrada nesta leitura para a Zona do Euro se deve ao crescimento de 0,9% dos preços do setor de energia, de 0,2% dos preços de bens de consumo duráveis e de 0,1% de bens intermediários, de capital e de consumo não-duráveis. Para a União Europeia, a alta pode ser atribuída ao crescimento de 1,0% dos preços no setor energético e de 0,1% de bens intermediários, de capital, de consumo duráveis e não-duráveis.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr