Informativo eletrônico - Edição 2492 Quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Comércio varejista volta a avançar em agosto
  • IBGE: Estimativa de produção agrícola aponta queda de 6,0% em 2018

Economia Internacional

  • EUA: Inflação ao consumidor desacelera em setembro


Dados da Economia Brasileira





IBGE: Comércio varejista volta a avançar em agosto

Divulgado nesta manhã pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 1,3% em agosto, na série com ajuste sazonal. Com o resultado, o indicador recupera grande parte da queda acumulada nos três meses anteriores. No conceito ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, partes e peças e também materiais de construção, a alta do varejo foi de 4,2%.



Na comparação interanual, isto é, com agosto de 2017, as vendas do comércio varejista registraram alta de 4,1% no conceito restrito e de 6,9% no conceito ampliado.

Com os resultados desta leitura, as vendas no varejo acumulam, no ano, alta de 2,6% no conceito restrito e de 5,6% no conceito ampliado. Já em doze meses, as altas acumuladas são de 3,3% e 6,4%, respectivamente.



Em agosto, sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE registraram alta na passagem mensal. O destaque desta leitura fica com Tecidos, vestuário e calçados (5,6%), Combustíveis e lubrificantes (3,0%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%). Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,5%) foi a única atividade a recuar nesta leitura. Considerando o comércio varejista ampliado, o volume de vendas de Veículos e motos, partes e peças e Materiais de construção avançou 5,4% e 4,6%, nesta ordem. Abaixo, a taxa acumulada em doze meses para cada uma das atividades.



IBGE: Estimativa de produção agrícola aponta queda de 6,0% em 2018

O IBGE divulgou nesta manhã a nona estimativa de 2018 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas. O número estimado, de 226,2 milhões de toneladas, representa uma queda de 6,0% frente à safra total de 2017 do país (240,6 milhões de toneladas) e uma alta de 0,2% em relação à última estimativa, realizada em agosto (225,8 milhões de toneladas).



Na abertura entre os principais grãos agrícolas do país (correspondentes a 92,8% da estimativa da produção e 87,0% da área a ser colhida), a produção de arroz e milho deve ter queda de 5,7% e 18,6% em relação à safra de 2017, respectivamente, ao passo que a produção de soja deve alcançar seu recorde, com alta de 2,0% em relação à safra do ano passado.

Já em relação à área a ser colhida em 2018, o número estimado em agosto ficou em 61,0 milhões de hectares, praticamente o mesmo de 2017. Neste quesito, apenas a soja apresenta resultado positivo (aumento de 2,7% na área a ser colhida), enquanto milho e arroz devem ter quedas de 8,4% e 7,6%, respectivamente.

Na abertura por regiões, a nona estimativa apresentou o Centro-Oeste com produção de 99,8 milhões de toneladas (ou 44,1% da produção total); o Sul, com 75,3 milhões de toneladas (33,3%); o Sudeste, com 23,2 milhões de toneladas (10,3%); o Nordeste, com 19,2 milhões de toneladas (8,5%); e o Norte, com 8,7 milhões de toneladas (3,8%). Abaixo, a participação de cada estado na produção agrícola total do país.





EUA: Inflação ao consumidor desacelera em setembro

Divulgado nesta manhã pelo departamento de estatísticas do trabalho americano (BLS), o Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, em inglês) daquele país teve alta de 0,1% em setembro, na série com ajuste sazonal. Esta é a sexta variação positiva consecutiva do indicador, que havia avançado 0,2% em agosto.

Com o resultado mensal, a taxa acumulada nos últimos doze meses desacelerou de 2,7% para 2,3%, mas permanece acima da meta implícita de 2,0% do Federal Reserve, o banco central americano.

Após avançar 0,1% na leitura anterior, na série sazonalmente ajustada, o núcleo da inflação (medida que exclui preços voláteis, como os de energia e de alimentos) registrou a mesma variação em setembro. Assim, o índice acumula alta de 2,2% em doze meses, a mesma variação acumulada da última leitura.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr