Informativo eletrônico - Edição 2501 Quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Confiança do Comércio cresce e retorna a nível anterior ao da greve dos caminhoneiros
  • ABAL: Produção de alumínio primário diminui em setembro
  • IBS: Produção de aço bruto avança em setembro


Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Confiança do Comércio cresce e retorna a nível anterior ao da greve dos caminhoneiros

Divulgado nesta manhã (25/10) pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou 3,8 pontos no mês de setembro, na série com ajuste sazonal. Ao atingir 92,5, registrou a maior pontuação desde maio desse ano, quando foi deflagrada a greve dos caminhoneiros. Naquela ocasião, o índice marcava 92,6 pontos e, a partir de então, retraiu abaixo dos 90 pontos.



De acordo com o Ibre, a alta da confiança reforça um otimismo em relação à retomada das vendas, sugerindo que o pior momento do setor começa a ficar para trás. Assim, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,5 pontos para 88,2 pontos, após cinco meses consecutivos de reduções. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 4,9 pontos, chegando a 97,1 pontos, maior valor desde abril de 2018 (99,4 pontos).
Em outubro, a alta da confiança ocorreu em 11 dos 13 segmentos levantados pela pesquisa. Ainda de acordo com a sondagem, apesar do bom resultado no mês, a continuidade e intensidade da recuperação do comércio ainda estão sujeitas a melhores resultados do mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza.




ABAL: Produção de alumínio primário diminui em setembro

Divulgada nesta semana pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a produção nacional de alumínio primário recuou 0,7% na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, atingindo uma produção de 49,1 mil toneladas. Com este resultado, a produção retraiu 11,4% no acumulado em 12 meses findos em setembro. Já na comparação interanual, isto é, frente a setembro de 2017, houve queda de 25,7%.




IBS: Produção de aço bruto avança em setembro

Divulgada nessa semana pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a produção nacional de aço bruto voltou a avançar em setembro, com uma alta de 9,21%, na série com ajuste sazonal, atingindo uma produção de 2960,8 mil toneladas. No mês anterior, o indicador registrou uma queda de 8,65%. Com o resultado, a produção avançou 4,9% no acumulado em 12 meses terminados em setembro. Já na comparação interanual, isto é, frente a setembro de 2017, houve aumento de 4,9%.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr