Informativo eletrônico - Edição 2506   Quinta-feira, 01 de novembro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Produção Industrial recua novamente
  • CNI: Confiança do consumidor é a mais alta em quatro anos
Economia Internacional
 
  • Zona do Euro: crescimento do PIB desacelera no terceiro trimestre
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira





IBGE: Produção Industrial recua novamente

Após recuar 0,7% em agosto, na série com ajuste sazonal, a produção industrial nacional recuou novamente em setembro, em 1,8%. Com o resultado, divulgado nesta manhã pelo IBGE, o indicador acumula uma alta de 1,9% no ano e de 2,7% em doze meses (ante altas de 2,0% e 3,1%, respectivamente). Na comparação interanual, isto é, com setembro de 2017, a produção industrial teve queda de 2,0% (ante aumento de 1,7% em agosto), interrompendo, dessa forma, três meses de resultados positivos consecutivos.




Na abertura entre os grandes setores, a indústria extrativa recuou 0,3% na passagem mensal, na série ajustada sazonalmente. Em agosto, a produção do setor havia caído 2,1%. A indústria de transformação também registrou queda no período, de 1,4%, após recuar 0,6% em agosto. Apesar destas retrações, os setores acumulam altas de 0,2% e 3,1% em doze meses, respectivamente.




Na abertura entre categorias de uso, todos os grupos registraram queda na passagem mensal. Bens de consumo duráveis registrou a maior queda (-5,5%), sendo seguido por bens de capital (-1,3%). Bens intermediários recuou 1,0%, enquanto bens de consumo semiduráveis e não duráveis observaram queda de 0,7%. Com os resultados, os grupos acumulam altas de 13,1%, 9,2%, 1,7% e 0,8% em doze meses, respectivamente.




Por fim, entre as 26 atividades econômicas levantadas pela pesquisa, 16 recuaram nesta leitura, enquanto 10 avançaram. Abaixo, o resultado acumulado em doze meses para cada uma das atividades.




CNI: Confiança do consumidor é a mais alta em quatro anos

Divulgado na manhã de ontem (31/10), o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) registrou 110,6 pontos em outubro, uma expansão de 4,4% frente ao registrado em setembro. Este é o quarto aumento consecutivo do indicador, que atinge seu maior patamar desde outubro de 2014 (112,0 pontos). Desta forma, o indicador situa-se acima da média histórica (107,7 pontos) pela primeira vez em quase quatro anos.



Em outubro, todos os componentes do INEC avançaram, com exceção de Compras de bens de maior valor - que recuou 0,3% na passagem mensal e registrou 110,5 pontos. O destaque desta edição fica com os componentes Situação Financeira e Expectativa de Desemprego, que avançaram 8,9% e 8,0% na comparação com o mês anterior e registraram 100,2 e 132,7 pontos, respectivamente. Os componentes Inflação, Renda Pessoal e Endividamento avançaram, nesta ordem, 5,4%, 5,0% e 3,4% e registraram, assim, 123,3, 102,6 e 104,6 pontos.

Vale lembrar que, para o INEC e seus componentes, quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de respondentes esperando queda na inflação ou desemprego, esperando aumento da renda pessoal, esperando aumentar as compras de bens de maior valor, melhorar sua situação financeira ou reduzir o endividamento.



Zona do Euro: crescimento do PIB desacelera no terceiro trimestre

Nesta quarta-feira (30/10), o Eurostat (Departamento de Estatísticas Europeu) divulgou primeira estimativa do PIB para o terceiro trimestre de 2018. O resultado preliminar aponta crescimento de 0,2% na Zona do Euro e de 0,3% na União Europeia ante o trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. No segundo trimestre de 2018 o crescimento havia sido de 0,4% e 0,5%, respectivamente, indicando desaceleração nesta leitura



Pela comparação interanual, isto é, com o terceiro trimestre de 2017, o crescimento do PIB foi de 1,7% para a Zona do Euro e 1,9% para a União Europeia. No segundo trimestre, as taxas de crescimento por esta métrica ficaram em 2,2% e 2,1%, respectivamente.

Em três das quatro maiores economias europeias, a estimativa aponta arrefecimento do ritmo de crescimento na Itália (0,0%, ante 0,2%) e estabilidade na Espanha em 0,6%, enquanto o ritmo francês observou aceleração, de 0,2% para 0,4%. Enquanto para a Alemanha, o Eurostat não havia disponibilizado os dados.



 



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr