Informativo eletrônico - Edição 2513 Terça-feira, 13 de novembro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Vendas no varejo caem 1,3% em setembro

Economia Internacional

  • ZEW: Sentimento econômico permanece praticamente inalterado
  • Reino Unido: Taxa de desemprego registrada é a menor desde 1975
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Vendas no varejo caem 1,3% em setembro

Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de fevereiro, divulgados hoje (13/11) pelo IBGE, apontaram para queda de 1,3% do volume de vendas quando comparado frente a agosto, na série livre de efeitos sazonais. Na leitura anterior, o índice havia crescido em 0,2%. Em relação ao conceito ampliado do varejo (que inclui as vendas de materiais de construção e automóveis), o índice apresentou queda de 1,5%, frente a um aumento de 4,2% no mês anterior.



Já a taxa acumulada nos últimos doze meses declinou em ambos conceitos, de 3,3% para 2,8% no restrito e de 6,4% para 5,8% no ampliado. As taxas de crescimento acumuladas em 2018 são de 2,3% e 5,2%, respectivamente.



Na abertura entre as oito atividades do comércio varejista restrito, apenas Tecidos, Vestimentas e Calçados (+0,6%) e Móveis e eletrodomésticos (+2,0%) apresentaram aumento no volume de vendas frente ao mês anterior. Hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, grupo com maior peso na pesquisa, exerceu maior contribuição negativa ao recuar 1,2% ante alta de 0,7% em agosto. Combustíveis e Lubrificantes, -1,3% ante 2,0%; e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, -1,0% ante 2,4%, também exerceram as maiores influências baixistas.

As duas atividades incluídas no conceito ampliado também recuaram no período, com Veículos automotores variando -0,1% ante 5,5% e Materiais de Construção em -1,7% ante 3,4%. Abaixo, taxa acumulada em 12 meses de cada grupo.






ZEW: Sentimento econômico permanece praticamente inalterado

Divulgado hoje (13/11) pelo Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão apresentou leve melhora em novembro ao avançar 0,6 pontos ante o mês anterior, atingindo -24,1 pontos. Em outubro o índice havia recuado 14,1 pontos. Entre este período de resultados negativos do indicador, sua média móvel trimestral passou de -18,2 pontos em agosto para -19,2 pontos neste mês. Assim, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em janeiro de 1991) de 22,7 pontos.



Segundo a sondagem, o avanço irrisório do indicador se deve às expectativas de mercado e se associa com o arrefecimento da atividade nacional no terceiro trimestre do ano, com as expectativas dos agentes para os próximos seis meses não apresentando melhora alguma. O índice de avaliação da situação econômica atual, por sua vez, recuou 11,9 pontos, para 58,2 pontos.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro sofreu queda em novembro, passando de -19,4 para -20,0 pontos, devido às mesmas incertezas listadas para a Alemanha. O índice de avaliação atual recuou em -13,8 pontos para 18,2 pontos, indicando que as perspectivas para a Zona do Euro se deterioraram ainda mais que na Alemanha.


Reino Unido: Taxa de desemprego registrada é a menor desde 1975

A ONS (Office for National Statistics) divulgou na manhã de hoje (13/11) a taxa de desemprego do Reino Unido no trimestre findo em setembro. A taxa de desemprego no período em questão ficou em 4,1%, um aumento de 0,1 p.p. em relação ao registrado no período anterior (trimestre findo em junho) e inferior ao registrado no período do ano passado (4,3%).



No período em questão havia 1,38 milhões de pessoas desempregadas, 21 mil a mais em relação ao trimestre encerrado em junho, porém 43 mil a menos do que no mesmo período do ano anterior.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr