Informativo eletrônico - Edição 2530 Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção industrial avança em 0,2% em outubro
  • ZEW: Índice de Sentimento Econômico segue em alta
Dados da Economia Brasileira





Zona do Euro: Produção industrial avança em 0,2% em outubro

Divulgada nesta manhã pelo Eurostat, o departamento de estatísticas oficial europeu, a produção industrial da Zona do Euro voltou a avançar em outubro, em 0,2%, após recuo de 0,6% em setembro. Para a União Europeia, a alta foi também de 0,2%, ante retração de 0,4% no mês anterior. Na comparação interanual, isto é, com agosto de 2017, a produção no setor teve alta de 1,2% na Zona do Euro e de 1,3% na União Europeia.



Com exceção do setor de Energia, que retraiu 1,7%; houve avanço na produção de todas as categorias de bens na Zona do Euro. A variação positiva mais expressiva ocorreu em Bens de Capital (+1,0%), seguido por Bens de Consumo Duráveis (+0,4%); e Bens Intermediários (+0,2%). Bens de Consumo Não-Duráveis, por sua vez, apresentou estabilidade frente ao mês anterior.

Entre os países europeus para os quais os dados estão disponíveis, as variações mensais mais expressivas na produção foram observadas em Lituânia (+7,4%), Eslovênia (+2.5%), Hungria e Suécia (ambos +2.1%). Já entre as maiores quedas destacam-se Finlândia (-2.6%), Grécia (-1.5%), Letónia (-1.2%) e República Checa (-1.1%). Entre as quatro maiores economias da região, os maiores crescimentos ocorreram na Espanha e França, (ambos +1,2%); ao passo que a Itália avançou 0,1%. A Alemanha, por sua vez, teve queda de 0,6%.


ZEW: Índice de Sentimento Econômico segue em alta

Divulgado ontem (17/04) pelo Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão apresentou melhora em dezembro ao avançar 6,6 pontos ante o mês anterior, atingindo -17,5 pontos. Em outubro o índice havia registrado leve alta de 0,6 ponto. Com isso, sua média móvel trimestral passou de -16,3 pontos em setembro para -22,1 pontos neste mês. Assim, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em janeiro de 1991) de 22,5 pontos.



Segundo a sondagem, o avanço do indicador é devido as expectativas de mercado, muito embora a avaliação da situação econômica tenha piorado consideravelmente. O índice de avaliação da situação econômica atual recuou 12,9 pontos, para 45,3 pontos, por conta das incertezas no cenário internacional, indicando um crescimento relativamente fraco no quarto trimestre.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro teve pequeno aumento de 1,0 ponto em dezembro, atingindo -21,0 pontos, indicando que as perspectivas para a Zona do Euro melhoraram menos que na Alemanha. Já o índice de avaliação atual recuou em 6,1 pontos para 12,1 pontos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr