Informativo eletrônico - Edição 2531 Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Vendas no varejo caem 0,4% em outubro

Economia Internacional

  • EUA: Índice de preços ao consumidor permanece inalterado em novembro
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Vendas no varejo caem 0,4% em outubro

Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de outubro, divulgados hoje (13/12) pelo IBGE, apontaram para queda de 0,4% do volume de vendas quando comparado frente a setembro, na série livre de efeitos sazonais. Na leitura anterior, o índice havia recuado em 1,3%. Em relação ao conceito ampliado do varejo (que inclui as vendas de materiais de construção e automóveis), o índice apresentou retração de 0,2%, ante queda de 1,6% no mês anterior.



A taxa acumulada nos últimos doze meses desacelerou levemente em ambos os conceitos, de 2,8% para 2,7% no restrito e de 5,8% para 5,7% no ampliado. As taxas de crescimento acumuladas em 2018 são de 2,2% e 5,3%, respectivamente.



Na abertura entre as oito atividades do comércio varejista restrito, cinco apresentaram queda no volume de vendas frente ao mês anterior. Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,4%); Móveis e eletrodomésticos (-2,5%); Tecidos, vestuário e calçados (-2,0%); Combustíveis e lubrificantes (-1,2%); e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,8%) exerceram as maiores influências baixistas.

Por outro lado, as duas atividades incluídas no conceito ampliado avançaram no período, com Veículos automotores variando 0,1%, ante queda de 0,1% em setembro e Materiais de Construção em 1,3% ante -1,5%. Segue abaixo as taxas acumuladas em 12 meses para cada grupo.








EUA: Índice de preços ao consumidor permanece inalterado em novembro

Divulgado nesta manhã pelo Bureau of Labor Statistics (BLS), o departamento de estatísticas do trabalho dos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, em inglês) apresentou estabilidade em novembro na série com ajuste sazonal. O resultado encerra uma sequência de sete leituras consecutivas de alta do indicador, que havia avançado 0,3% em outubro.

Com o resultado mensal, a taxa acumulada nos últimos doze meses desacelerou de 2,5% para 2,2%, mas permanece acima da meta implícita de 2,0% do Federal Reserve, o banco central americano.

Após avançar 0,2% na leitura anterior, na série sazonalmente ajustada, o núcleo da inflação (medida que exclui preços voláteis, como os de energia e de alimentos) registrou a mesma variação em novembro. Assim, o índice acumula alta de 2,2% em doze meses, 0,1 ponto percentual acima da última leitura.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr