Informativo eletrônico - Edição 2547 Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ipea: Demanda por bens industriais recua 0,5% em novembro

Economia Internacional

  • ZEW: Índice de Sentimento Econômico segue apresentando melhora
Dados da Economia Brasileira






Ipea: Demanda por bens industriais recua 0,5% em novembro

Divulgado pelo IPEA, o Indicador Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais (definido como a produção industrial doméstica, descontadas as exportações e acrescidas as importações) registrou queda de 0,5% na passagem de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado ocorre após um aumento de 0,7% na última leitura. Na comparação interanual, isto é, com novembro de 2017, houve alta de 0,6%, ante expansão de 1,5% em outubro.



Com o resultado desta leitura, o indicador acumula uma alta de 3,5% no ano e de 3,7% em doze meses. Em setembro, os acumulados eram de 3,8% e 4,3%, respectivamente.



Entre os componentes do Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, a produção interna líquida de exportações caiu 0,9% na passagem mensal livre de efeitos sazonais, enquanto as importações de bens industriais avançaram 14,5% no mesmo período.

Na abertura por atividades, após subir 0,6% em outubro, a demanda por bens da indústria de transformação retraiu 0,3% em novembro. Já a demanda por bens da indústria extrativa registrou sua terceira baixa consecutiva, caindo 1,4%, ante -2,1% no mês anterior. Na comparação interanual, os resultados foram 0,8% e –23,6%, respectivamente.






ZEW: Índice de Sentimento Econômico segue apresentando melhora

Divulgado na manhã de hoje (22/01) pelo Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão apresentou melhora em janeiro ao avançar 2,5 pontos ante o mês anterior, a terceira alta consecutiva, atingindo -15,0 pontos. Em novembro o índice havia subido 6,6 pontos. Com o resultado, sua média móvel trimestral passou de -16,3 pontos em outubro para -18,9 pontos neste mês. Assim, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em dezembro de 1991) de 22,4 pontos.



Apesar da melhora das expectativas em janeiro, a avaliação da situação econômica continua a piorar consideravelmente. O índice de avaliação da situação econômica atual recuou 17,7 pontos em sua quarta baixa consecutiva, atingindo 27,6 pontos; por conta da antecipação das incertezas no cenário internacional e expectativas de crescimento mais baixo para a economia mundial, indicando um crescimento relativamente fraco no quarto trimestre.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro teve pequeno aumento de 0,1 ponto em janeiro, atingindo -20,9 pontos, indicando que as perspectivas para a Zona do Euro melhoraram menos que na Alemanha. Já o índice de avaliação atual recuou novamente, em 6,8 pontos para 5,3 pontos.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr